OLED poderá ser uma realidade nos iPhones em 2017

A transição da tecnologia dos ecrãs dos smartphones da Apple de TFT-LCD para OLED tem sido bastante especulada, mas o último rumor apontava uma mudança só em 2018.

De acordo com a agência noticiosa Nikkei (via AppleInsider), a Apple reuniu-se com aqueles que poderão ser os principais fornecedores destes ecrãs, Samsung e LG, para tentar acelerar a produção deste componente já para o iPhone que será lançado em 2017 (iPhone 7s?).

Os ecrãs OLED tem várias vantagens quando comparado com os actuais TFT-LCD incluindo cores mais ricas, melhor eficiência energética, uma superior intensidade de brilho e uma maior flexibilidade. A presença de displays OLED em smartphones não é propriamente nova, com a rival Samsung a ter este componente instalado em alguns dos seus modelos. Curiosamente, também o iWatch da Apple vem equipa com um género de ecrã OLED.

No final do ano passado surgiu o rumor que a Apple tinha um laboratório secreto em Taiwan a trabalhar em ecrãs OLED. A empresa queria estudar e até talvez eliminar alguns dos problemas que estão associados a este tipo de displays, incluindo a sua rápida degradação.

O objectivo a Apple poderá passar por inserir este componente para tentar atrair mais consumidores, numa altura em que se prevê uma estagnação no mercado deste dispositivo. No entanto, existem dúvidas se os fornecedores poderão realmente antecipar em 1 ano o desenvolvimento de um display OLED que esteja e acordo com os desejos da gigante de Cupertino.

 

0 comentários