O que traz de novo o iOS 7

Por Pedro Simões para o iClub / Pplware

O iOS 7 não é uma novidade para todos os que seguem a Apple e o que esta produz. Foi apresentado na última conferencia dos programadores da Apple e tem estado em testes por todos os que assim o quiseram.

Mas durante a Keynote de hoje a Apple oficializou a versão final do seu sistema operativo móvel e tem já tudo pronto para o lançar para os seus dispositivos.

As novidades do iOS 7 têm vindo a ser trabalhadas e a cada nova versão se notava as melhorias que este SO ia trazendo.
Vejam abaixo as novidades que a Apple destaca para o seu novo iOS 7.

Control Center

O Control Center permite o rápido acesso aos comandos e apps que gosta de ter à mão. Basta passar o dedo de baixo para cima em qualquer ecrã (incluindo o de bloqueio) para ativar o Modo Avião ou a ligação Wi-Fi, ajustar a luminosidade do ecrã e até acender a nova lanterna para iluminar locais com pouca luz. Nunca um só gesto controlou tanta coisa.

Central de notificações

ios 7

A Central de notificações avisa-o quando tem novos emails, se perdeu chamadas, quais as tarefas a fazer e muito mais. Há também uma nova funcionalidade chamada Hoje, que apresenta um resumo do dia.

Um só olhar para o iPhone e fica a saber se é o aniversário de alguém, se vai precisar de guarda‑chuva ou se há trânsito no percurso para o trabalho.

Pode até consultar o dia seguinte e aceder à Central de notificações a partir de qualquer ecrã, incluindo o ecrã de bloqueio. Basta passar um dedo para baixo. E já está.

Multitarefas

A funcionalidade multitarefas sempre foi uma boa forma de andar a saltar de uma app para outra. Agora, está ainda melhor.
Porque o iOS 7 sabe em que altura do dia gosta de utilizar as apps e pode atualizar os conteúdos antes de as abrir.

Assim, se habitualmente consulta a app da sua rede social preferida às 9:00, o feed estará pronto e à sua espera.
Eis a funcionalidade multitarefas no iOS 7. Sabe o que quer fazer, antes de o fazer.

Câmara

A Câmara no iOS 7 tem vários formatos (instantâneo, vídeo, panorama e o novo formato quadrado) à sua disposição.

Com um só gesto, pode fotografar o que quiser e como quiser.1 Rapidamente. Agora com novos filtros que permitem fazer ainda mais com cada imagem.

Dar um look retro. Aumentar o contraste. Ou optar pelo clássico preto e branco. Só tem de dar asas à imaginação.

Fotografia

Agora, tem maneiras mais rápidas, simples e agradáveis de percorrer as suas memórias. Apresentamos Coleções, Momentos e Anos: uma forma inteligente de organizar as suas fotos com base na hora e local onde foram tiradas.

Toque em Anos e todas as suas fotos vão ocupar a totalidade do seu ecrã. Cada ano tem Coleções, como a sua viagem aos Açores. E cada Coleção é composta de Momentos, como fotos da Lagoa das Sete Cidades ou vídeos da ilha do Pico. Assim é fácil encontrar a fotografia que procura.

AirDrop

ios 7

É bom poder enviar uma fotografia ou documento a alguém por mensagem ou email. Mas se essa pessoa estiver mesmo ao seu lado, uma mensagem ou email podem demorar muito tempo.

Com o AirDrop para iOS em ação pode partilhar fotos, vídeos e contactos e tudo o que queira de forma rápida e fácil. Basta tocar no botão Partilhar e escolher o destinatário. O AirDrop faz o resto por Wi‑Fi e Bluetooth. Sem precisar de configurar nada. E como as transferências são encriptadas, as partilhas são seguras.

Safari

ios 7

Navegue mais e melhor com o Safari no iOS 7. Os botões e as barras, como o campo de pesquisa inteligente unificado, mantêm-se ocultos até passar por eles para os revelar. Por isso, vê mais conteúdos do que nunca no ecrã.

E com um passar de dedos, pode retroceder ou avançar uma página. Tudo foi pensado para não causar interrupções, nem distrações na sua leitura.

  • Campo de pesquisa unificado – Escreva um URL ou termo no campo de pesquisa unificado e o Safari sugere automaticamente os melhores resultados. Para encontrar o que procura quase sem ter de procurar.
  • Nova vista de separadores – Veja todas as páginas da internet que tem abertas no navegador de uma só vez. E salte rapidamente entre elas. Para fechar uma página, basta atirá-la para fora do ecrã.
  • Hiperligações partilhadas – Veja todos os URLs na linha temporal do Twitter, quem os publicou e os comentários.
  • Lista de leitura – A leitura de artigos na Lista de leitura é rápida e fácil. Basta subir e baixar para passar de um texto para o outro.
  • iCloud Keychain – Muitas das coisas que faz na internet requerem palavras-passe. Agora, o iCloud pode manter um registo dos seus nomes de utilizador e palavras-passe e dos números de cartões de crédito. E o Safari permite introduzi-los automaticamente sempre que tenha de iniciar sessão ou fazer compras online. Funciona em todos os seus dispositivos iOS 7 aprovados e computadores Mac a executar o OS X Mavericks. E com encriptação AES de 256 bits, é muito seguro.
  • Gerador de palavras-passe – Sempre que cria uma conta, o Safari pode definir uma palavra-passe única e segura. E recordar-se dela por si.

App Store

A nova funcionalidade Apps Near Me da Apple Store no iOS 7 mostra uma seleção das apps mais populares para a sua localização atual. E uma nova categoria para crianças destaca as melhores apps infantis por idade.

Além disso, o iOS 7 também atualiza automaticamente as suas apps para que não tenha de se preocupar com isso. Uma outra vantagem das atualizações automáticas: já não existem os números vermelhos de aviso sobre o ícone da App Store.

Encontrar iPhone

ios 7

Imagina o que seria perder o seu iPhone? Felizmente, a funcionalidade Encontrar iPhone pode ajudar a recuperá‑lo. Mas caso isso não aconteça, as novas funcionalidades de segurança no iOS 7 dificultam o uso ou venda do dispositivo.

Agora, a desativação da funcionalidade Encontrar iPhone ou a eliminação do dispositivo requerem uma Apple ID e palavra‑passe. Encontrar iPhone também pode continuar a apresentar uma mensagem personalizada, mesmo após a eliminação do dispositivo.

E para que seja possível reativá‑lo, são necessárias a sua Apple ID e palavra‑passe, por isso, o seu iPhone continua a ser o seu iPhone. Esteja onde estiver.

Segundo foi apresentado na KeyNote de hoje, a disponibilização do iOS 7 será feita para todos no próximo dia 18 de Setembro. O iOS 7 poderá ser usado no iPhone 4, 4S, 5, iPod Touch, iPad 2, iPad Retina e iPad Mini.

Homepage: iOS 7

0 comentários