O que podemos esperar da WWDC 2016?

Estamos a praticamente 1 mês da 27ª edição da conferência anual dos programadores. No início da semana passada, com a confirmação da data relativa ao acontecimento, a expectativa e questões, em redor da apresentação das novas versões dos softwares da Apple ficaram já bem presentes na atualidade do mundo tecnológico.

O que teremos de novo? O que marcará a 27ª WWDC?

iOS 10

É aqui que se encontra focado o centro das atenções da keynote, afinal de contas, o iOS chega este ano à sua décima versão. Com vários conceitos a serem publicados, o que mais tem dado que falar, e melhor receptividade recebeu, foi o elaborado pelo site MacStories.


Com uma vasta lista de novas, e interessantes funcionalidades, (relativas ao modo Dark Mode, atualização e melhorias na função multi-tarefas para o iPad, remodelação do iCloud drive, etc…) a grande questão é se tudo tudo isto terá algum fundo de verdade…  Para já, o que é certo é que se trata de uma lista de desejos, (bem elaborada), mas apenas isso. Nenhum detalhe sobre o novo iOS foi ainda revelado.

 

MacOS 10.12

Este ano o sistema operativo para Macs da Apple deverá receber mais uma grande actualização com a versão 10.12. O ano passado a Apple optou por não apresentar tantas novidades com o OS X El Capitan, optando por lançar uma versão mais estável e optimizada do OS X Yosemite, que tinha sido apresentado o ano anterior (2014).

Para já, apenas se sabe da possível mudança no nome (de OSX, para Mac OS) e um dos rumores vais fortes sugerem a chegada da assistente pessoal Siri aos Macs. Com a mudança de nome é também esperada uma possível renovação no design e a introdução de novas funcionalidades, que tornem o OS X um sistema operativo mais completo.

OSX_El_Capitan

 

watchOS 3.0

A Apple está a obrigar os programadores a correrem apps nativas para o Apple Watch já no início de Junho. Será que isto significa uma possível independência do smartwatch num futuro próximo? Actualmente apenas quem tem um iPhone pode ter um Apple Watch, situação que acaba por diminuir as vendas do relógio da Apple.

Para além disso a Apple deverá certamente proceder a melhorias de performance e estabilidade do sistema. O tempo em demasia para executar aplicativos é a grande falha apontada a este, e deve ser por aí que a empresa deve contra-atacar com esta 3ª versão.

Apple Inc. Reveals Bigger-Screen iPhones Alongside Wearables

tvOS 10

O tvOS é o sistema operativo mais recente da Apple, tendo chegado ao mercado apenas em Outubro do ano passado. Embora recente, é possível que a Apple use a wwdc para distanciar o tvOS ainda mais do iOS (sistema operativo “Pai”).

A questão mais pertinente é a possibilidade da Apple não anunciar melhorias no tvOS mas no conteúdo que poderá ser transmitido pelo mesmo. Será que depois de muitos avanços e recuos a Apple irá iniciar o seu serviço de streaming televisivo? Será que a empresa tencionar anunciar as sua séries “caseiras” que têm sido alvo de tantos rumores?

AppleTV-4G_3

 

Um novo Apple Watch?

Já há 2 anos que a WWDC não é palco de apresentação de hardware. Segundo o conhecido analista Ming Chi Kuo, da empresa KGI Analitics, (via Apple Insider) este ano deverá ser diferente com a divulgação do novíssimo “Apple Watch S”. Este poderá do que uma versão muito semelhante ao que nos é apresentado atualmente na linha dos iPhones, com poucas mudanças visuais, estando o destaque mais voltado para melhorias nas especificações.

Apple-Watch-Wear-Next-120814

Tantas perguntas sem resposta… A verdade é que ainda pouco se sabe sobre esta conferência, mas é esperado que com o avançar das semanas pequenos detalhes sejam revelados pela imprensa… Se mais nada for entretanto revelado, não vale a pena desesperar, a 13 de Junho, no Bill Graham Civic Auditorium ficarão a descoberto todos os detalhes desta 27ª edição!

Fiquem atentos, até porque certamente o iClub estará na linha da frente da divulgação, e acompanhamento de tudo o que for apresentado nesta WWDC 2016.

0 comments