O que podemos esperar da WWDC 17?

Na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, arranca a WWDC, um dos maiores eventos tecnológicos do ano, voltado para a comunidade de programadores, as fantásticas aplicações que criam e as grandes plataformas de software da Apple.

Desta conferência saem habitualmente as novas versões dos seus sistemas operacionais, atualmente 4: macOS, iOS, watchOS, e tvOS. Se não fugir à regra, Craig Federighi deve fazer as honras da casa para apresentar o novo iOS 11 e o novo macOS 10.13. Assim como Kevin Lynch deverá subir ao palco e apresentar o watchOS 4. O tvOS deverá ficar, como habitualmente, para Eddie Cue.

iOS 11

Se em outros tempos o Mac assumia o lugar de destaque no software da Apple, hoje a realidade não é bem essa. O iOS ocupa esse lugar e por isso deve trazer mais uma leva de grandes novidades ao iPhone, iPad e iPod Touch. Entre as quais mudanças na interface, suporte a chamadas de grupo no FaceTime, um modo escuro, uma ampla gama de novas funções para iPad, como um modo multi-utilizador, e uma revisão no recurso multi-tarefa, e talvez até (pelo menos assim o espero) algo relacionado a realidade aumentada.

macOS 10.13

O sistema operativo para Mac deverá chegar à versão 10.13 e pouco (ou nada) se sabe relativamente a possíveis novas funções deste. A minha expectativa é que talvez exista uma expansão de mais serviços iCloud para o Mac e alterações ao software que trará mais paridade entre o iOS e macOS.

watchOS 4

O watchOS tem evoluído bastante e prova disso é a versão 3 que resolveu um dos problemas principais do relógio, a performance. É esperado que o sistema continue a evoluir e a ser corrigido, este update deve ser rico em correções, principalmente no outro calcanhar de aquiles do Apple Watch, o consumo da bateria. Para além disso o novo watchOS deve trazer ainda mais recursos ligados à Saúde.

tvOS

Quanto ao tvOS 11, é preciso que se diga que a Apple pouco fez nele desde que o apresentou em 2015 com a nova Apple TV. Este ano espera-se uma mudança mais a fundo no software, com novos recursos como suporte ao picture-in-picture, e ainda um modo multi-utilizador. E ainda talvez a acompanhar este anúncio a Apple anuncie mais conteúdo exclusivo, novas séries televisivas, e coisas do género, para a Apple TV. Quem sabe é desta que confirmam o serviço de streaming de filmes e séries…

Novos MacBook, o iPad Pro e uma coluna inteligente?

Quem sabe, para além de novos softwares, este ano a Apple não surpreenda com mais qualquer coisinha?

Segundo os rumores a Apple pode estar a planear lançar novas versões dos seus portáteis, MacBook 12″, MacBook Pro, é até MacBook Air. Atualizações que visam melhorias em componentes internos como processadores Intel de sétima geração Kaby Lake, e no MacBook Pro, estarão disponíveis modelos configurados com até 32GB de memória RAM.

Novos iPad Pro 10,5″, e 12,9″. Será que a Apple vai estragar o clima de suspense que envolve o próximo iPhone ao apresentar novos iPad Pro, com um design idêntico a este com um ecrã de ponta a ponta? Assim os rumores o têm indicado, mas também existem rumores de que o novo iPad 10,5″ pode ser bastante idêntico ao Pro de 9,7″, um pouco maior em altura e com bezels ligeiramente reduzidas, o que faz com o que o ecrã cresça possa crescer.

Que a Siri tem de ser melhorada, isso já todos sabem. E essa é também uma das expectativas para esta WWDC, mas e se ao fazê-lo a Apple também pretender dar mais um passo e fazer dela independente? Não é uma má ideia, até porque é uma estratégia já adoptada por várias tecnológicas como Google e Amazon, por exemplo. E os rumores apontam esse caminho para a Siri. Veremos é se será na WWDC que esse anúncio vai ocorrer.

Confesso, as horas, minutos, e segundos estão a passar e eu não podia estar mais ansioso! Tenho  a estranha sensação que apesar de achar que podemos saber quase tudo do que lá vai ser falado, ainda pouco ou nada se sabe sobre esta apresentação… Pois lá teremos de continuar a roermo-nos de curiosidade até segunda-feira, onde ficarão a descoberto todos os detalhes desta 28ª edição da WWDC!

Fiquem atentos, até porque o iClub garantidamente estará na linha da frente da divulgação, e acompanhamento de tudo o que for apresentado em San José na grande WWDC 2017.

0 comentários