O incrível processador S1 do Apple Watch

O Apple Watch conta com um processador desenvolvido pela Apple, apelidado de S1. O processador tem 512MB de RAM e mais de 10 componentes, entre os quais o acelerómetro e o giroscópio incorporados no próprio chip.

08-apple-s1-chipworks

A Apple conseguiu portanto colocar todos os componentes de um processador “normal” e ainda alguns sensores dentro de um pequeno retângulo com medidas 26x28mm.

O processador é produzido pela Samsung, com um processo de fabricação de 28 nanómetros. O processo é relativamente antigo e por isso espera-se que nas próximas versões não só o processador seja mais rápido, mais pequeno e mais eficiente permitindo assim não só poupar mais bateria como também ter uma bateria maior.

Ainda entre os fabricantes estão a Maxim (codecs de áudio), a NXP (controlador NFC e o Secure Element), a AMS (amplificador de sinal), a STMicroelectronics (acelarómetro , giroscópio e o codificador da coroa digital), a Texas Instruments (controlador da bateria, entre outros) e a Broadcom (controlador de Wi-Fi e Bluetooth).

 

0 comments