Novo spot da Apple reforça o objectivo do iPad Pro: substituir o computador

Desde que a Apple lançou a gama Pro dos iPad’s, a empresa tem insistido na ideia de que este é um tablet completamente capaz de substituir um notebook/portátil. Apesar de ser uma questão que apenas cada um pode avaliar com a sua opinião, porque tudo depende do uso que lhe fazemos, alguns mesmo assim chegam a duvidar, e a questionar esta afirmação da empresa.

Mas bem, críticas à parte, de forma a reforçar, e a publicitar a ideia, a empresa apresentou um novo vídeo no seu canal Youtube. Nele a Apple evidencia algumas das principais capacidades do aparelho, ligadas ao software com o iOS 9 e as suas funções multi-tarefas e ainda demonstrações ligadas aos seus acessórios Smart Keyboard e Apple Pencil:

 

A título de curiosidade, tenho de vos apresentar uma rápida reflexão a propósito das críticas que se vêem a esta afirmação, “O iPad Pro é capaz de substituir um computador”. Eu vou contrapôr o que muitos acham impossível, e quase ridículo. Para mim, a partir do iOS 9, eu acho que o iPad se tornou numa ferramenta mais capaz de substituir um computador. Ora porquê? Digo isto por experiência própria porque, até há uns meses atrás, o meu dispositivo principal foi um iPad Mini 4. (Eu sei que neste caso estamos a falar do Pro, mas atentem na experiência de utilizador que não varia muito, o software é o mesmo.)

Para tarefas como navegação na net, redes sociais, e-mail e escrita de artigos, o dispositivo revelou-se perfeito e posso dizer que não queria eu outra coisa na altura. Tinha todas as caracteristicas essenciais sendo fino, leve, portátil, e capaz de me fazer aceder a tudo o que lá tinha a qualquer momento fora de casa devido à sua portabilidade.

Não quero de maneira nenhuma ser um elemento causador de discórdia, nem que achem que sou cegamente um aficcionado por Apple…nada disso! Só quero com isto partilhar a minha experiência e opinião sincera, para quase possam reflectir no que vos digo, e não oiçam apenas uma opinião que desvaloriza a frase. Acho, que não devemos criticar isto, porque para determinadas pessoas poderá não fazer sentido algum, mas para mim e outras poderá fazer, tudo depende do uso que lhe fazemos.  Obviamente que sei vos dizer que para tarefas mais complexas, não se adequa de todo um iPad (foi por isso que mais tarde fui “obrigado” a trocar o iPad Mini 4 que tinha por um MacBook, para poder realizar tarefas mais complexas, como a edição do podcast, por exemplo). A partir desse momento, deixou de fazer sentido o que fazia até aí, ter o iPad como substituto de um notebook.

Se me disserem que o software precisa de afinações (para deixar de ser uma versão ampliada do iPhone), aí sim concordo. Esse é um dos pontos fracos do iOS no iPad, é a única coisa que me poderia fazer questionar a frase. Deixo bem explicito que esta é apenas a minha opinião, e não estou de maneira influenciado pelo meu gosto pela Apple. Cada pessoa tem a sua ideia sobre determinado tema, mas para mim, isto tem a sua lógica, porque mais do que tudo vivenciei esta experiência, de substituir um notebook por um iPad.

0 comentários