Novo Data Center da Apple na Irlanda está dependente de 5 questões

No início deste mês reportámos que a Apple estava a encontrar fortes objeções à construção de um novo Data Center em County Galway na Irlanda. Depois de o projecto ter sido anunciado em Fevereiro de 2015, várias associações levantaram dúvidas sobre o impacto destes novos edifícios no meio ambiente.

Agora o Business Insider veio revelar as 5 questões que uma entidade de planeamento governamental irlandesa (An Bord Pleanál) endereçou aos engenheiros da Apple, que terá que responder até ao próximo dia 7 de Março. As 5 dúvidas são:

  • Localização – A entidade quer perceber porque é que aquele foi o local escolhido para criar o Data Center. O complexo de edifícios ficará localizado numa floresta perto de uma pequena cidade que não tem muitos serviços.
  • Energias Renováveis – Embora a Apple afirme que o Data Center irá funcionar com energias 100% renováveis, a empresa não oferece qualquer informação ou detalhe sobre o planeamento e execução deste projecto.
  • Impacto ambiental – A An Bord Pleanál afirma que a declaração de impacto ambiental da Apple está incompleta. A empresa não tem consideração o impacto cumulativo do Data Center nem faz referência ao facto do complexo expandir, no futuro, para um total de 8 edifícios. A entidade também gostaria de ver um plano de energia alternativo caso o projecto da energia renovável não seja sustentável.
  • Espécies Protegidas – A entidade quer que a Apple publique o estudo realizado no que diz respeito ao impacto deste Data Center em espécies protegidas. É mencionado, em especifico, um estudo feito com morcegos.
  • Geologia – É pedido à Apple que fornece mais informação sobre a composição geológica do local onde tenciona construir este complexo.

A Apple tem menos de um mês para responder a estas dúvidas com o futuro do seu Data Center a depender desta avaliação.

 

0 comments