As novidades do novo OS X Yosemite

O Yosemite foi hoje apresentado na keynote principal da WWDC 2014. A nova atualização do sistema operativo da Apple apresenta um novo visual gráfico mas também algumas novidades internas. As principais novidades foram.

Design totalmente renovado

A Apple decidiu que já era tempo de mudar e apresentou um design totalmente renovado do OS X, baseado no visual flat que já tínhamos visto no iOS 7. Os dois sistemas operativos da gigante de Cupertino ficaram assim com um design similar e melhor integrados um com o outro.

Para além disto está agora disponível no novo OS X Yosemite a barra de menu de cor preta.

Captura de ecrã 2014-06-2, às 22.25.35

Os padrões de design do OS X são agora assentes em transparência.

Central de notificações renovada

osx_design_notification_today-630x488

Como no iOS, a central de notificações no Yosemite vem agora o separador Hoje que permite aos utilizadores verem todas as informações sobre um dia em específico. Em adição a isto a Apple apresentou também os “widget” para o separador Hoje. Basicamente é a experiência do iOS no OS X sendo mais fácil ver o calendário, as notificações e a meteorologia. Tudo isto é interativo e é facilmente adaptado para as necessidades de cada um.

Pesquisa Spotlight

Spotlight

O Spotlight foi também totalmente repensado e é agora mais parecido com a aplicação Alfred. Em vez de ser apresentada no topo do ecrã, aprece no centro mostrando uma barra onde se pode pesquisar por qualquer coisa no computador. Basta pesquisar por alguma informação e a pesquisa começa de imediato, além disto está também imbutida nesta aplicação uma aplicação da Wikipédia e de contactos.

O Spotlight permite agora também a integração com aplicações de terceiros tais como Notíficas, Wikipédia e Bing. Basta, por exemplo, pesquisar por um nome de um filme e o Spotlight pesquisa do Rotten Tomato informação e análises sobre o filme. Os Mapas também não fugiram à integração e agora é possível ver locais juntamente com informações do Yelp.

Como se isto não bastasse, quando se pesquisa por um programa como por exemplo Pages todos os documentos recentes irão aparecer do lado direito. Permite ainda enviar mensagens, pesquisar por aplicações e pesquisar no iTunes.

OS X Mail

Captura de ecrã 2014-06-19, às 22.15.29

A aplicação de email da Apple que vem por defeito no OS X não é das melhores e por isso a gigante de Cupertino decidiu renovar. A nova aplicação Mail vem com novas funcionalidades como as anotações em imagens e em PDF’s e o envio de anexos maiores através de um link. O visual também foi totalmente renovado com vista à simplicidade e usabilidade.

Safari

OS X Mail

O Safari é talvez uma das aplicações mais importantes no OS X que ou se ama ou se odeia. A Apple sempre teve um cuidado estético com o seu browser e há mesmo quem ache que é mais bonito visualmente do que o Google Chrome ou o Firefox mas no OS X Yosemite tudo vai mudar. O Safari que a Apple apresentou tem um visual totalmente renovado acente nos novos padrões de design da Apple e que batem qualquer um dos browser acima mencionados. Além disto o Safari ganhou ajustes de performance que o fazem 6x mais rápido que o Firefox e o Chrome. Existe também uma nova forma de gerir os separadores e a barra de favoritos.

Claro que a Apple apresentou mais novidades no seu novo sistema operativo mas estas foram as principais e as que mais se destacaram.

0 comments