Nokia here para iOS já disponível

A Nokia quer aproveitar o descontentamento com os mapas do iOS 6 da Apple – e possivelmente antecipar-se à chegada de um Google Maps oficial para o iOS – e disponibiliza agora o seu novo Nokia Here. Uma App que pretende exibir a qualidade superior dos seus mapas, e disponibilizar todo o tipo de serviços esperados de uma app deste tipo: pesquisar por todo o tipo de pontos de interesse (hotéis, etc), informação sobre os transportes públicos, e claro… navegação.

A App funciona com base em mapas online mas oferece a possibilidade de gravarem secções do mapa para uso offline.

É uma boa “primeira tentativa”, mas infelizmente… não me parece estar ao nível do que seria esperado para convencer os utilizadores. Os seus mapas “tile-based” parecem continuamente desfocados num ecrã “retina”, e o próprio processo de zoom-in/out (que funciona em “saltos” pré-definidos) parece um pouco estranho – para não dizer indesejável – para todos os que já tiverem experimentado os mapas vectoriais, quer sejam de um Google Maps no Android, ou dos próprios mapas nativos da Apple no iOS.

Este Here permite também ter diferentes modos de visualização, como a vista de satélite, estado do trânsito, e transportes públicos. E também um modo de mapas comunitários, feitos pelos próprios utilizadores (nas regiões onde existirem). Esperemos que futuramente também a Nokia possa dar o salto para os mapas vectoriais, e tornar este Here num potencial candidato a App preferida para esta função – mas a questão é que se esperarem demasiado tempo, poderão ter que competir com um peso pesado cuja chegada também deverá estar para breve: o Google Maps.

0 comments