No iPad de… Paulo Querido

Paulo Querido, jornalista-programador e consultor de new media, é um especialista na utilização da Internet e das redes sociais. Ao longo da sua carreira, já trabalhou para diversos jornais e revistas, e até mesmo na rádio, mas a Internet é a sua grande paixão, desde finais dos anos 80. Quem acompanhou, por exemplo, o recente surgimento do Twitter e do Facebook sabe que ele estava lá, na “linha da frente”, buscando novas formas de tornar úteis estes novos meios de comunicação.

Como é fácil de compreender, o seu iPad tem vindo a tornar-se uma ferramenta indispensável. Convidámo-lo, por isso mesmo, a partilhar connosco as suas 10 aplicações preferidas. Aqui vai então, na primeira pessoa, como vai sendo habitual.

Zite
O Zite é um descobridor de informação bastante mais ao meu jeito que os agregadores do passado. É, de longe, a aplicação que mais uso, depois do Safari.
Download

Twitter
Não consigo usar a app do Facebook. É uma porcaria. Já a do Twitter é simples demais, mas eficaz. Uso-a mesmo em situações em que tenho o Mac aberto.
Download

Kindle
Quem ainda não tem um aparelho Kindle caça com a aplicação Kindle para o iPad. Cada vez leio e compro mais “livros” assim. E como as editoras portuguesas não querem saber do Kindle, estou a ler cada vez menos em português. Digamos que não sou eu quem perde com isso.
Download

FT Web App
A pioneira das aplicações HTML5 é excelente. Tornou-me leitor intermitentemente assíduo do Financial Times, um jornal que só lia pontualmente.
Mais info

The Economist
Só compro duas revistas. Uma delas é The Economist. Tanto a compro em papel como através da aplicação, é-me indiferente. Caso curioso…
Download

Booking.com
A aplicação da Booking.com é usada com frequência no meu iPad. A maior parte das vezes para verificar disponibilidades.
Download

BBC News
A aplicação da BBC, por evidentes motivos profissionais…
Download

Flipboard
Confesso que não é a favorita. Mas abro-a numa base semanal, para ver como está a evoluir.
Download

Instapaper
Sou um adepto das leituras profundas. Esta é a aplicação ideal para as gerir. Cruzo-a com os meus 3 aparelhos, é a única com esse estatuto.
Download

Evernote
Tenho uma pasta de Produtividade com 4 apps, mas esta é a única que uso regularmente. Também porque faz a ponte com os outros aparelhos que uso, com uma sincronização à prova de bala.
Download

0 comments