Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Mover para o Topo

Topo

1 Comentário

Microfone Rode iXY

Pedro Aniceto
  • Em 27 de Março de 2013
  • http://twitter.com/pedroaniceto

Detalhes da Análise

Desempenho
9.5
Pré-amplificação
9
Captação de som
9
Para ficha de trinta pinos (liga ao iPhone 5 com adaptador)
7.5
Preço
7.5
8.5

Recomendado

Um microfone estéreo de alta qualidade para dispositivos iOS.

É o primeiro microfone do mundo 24 bits/ 96 Khz, para iPhone 4/4S, iPad ou iPod e esta semana pude deitar-lhe as mãos. Venha daí conhecer o Rode iXY, um acessório que pode transformar o seu device iOS num estúdio de gravação com qualidade profissional.

Num universo bastante diversificado de microfones para devices iOS entre os quais se perfilam marcas como a Blue, a Apogee ou o iMic (este último, o microfone que tenho utilizado nas minhas gravações pessoais), surge agora um novo player, capaz de fazer realinhar as marcas e modelos em disputa pela respectiva quota de mercado. A Rode tem nesta área um fortíssimo posicionamento conquistado por anos de boas prestações na gama profissional. A marca australiana tem no entanto, aproveitado a sua vasta experiência em microfones de alta gama para fazer algumas incursões no mercado de consumo. Iniciada pelo Rode Podcaster, secundado pelo modelo Procaster. ambos microfones USB de grande sucesso, não foi pois de espantar que lançasse no mercado um microfone de alta qualidade para devices iOS. O Rode iXY é o primeiro microfone do universo iOS a processar a 24 bits/96 Khz, coisa que ao comum dos mortais dirá pouco ou quase nada, mas que se materializa num som fantástico que tantas vezes procuramos nos nossos projectos pessoais, mas que dificilmente obtemos sem criar condições acústicas de excepção.

Microfone Rode iXY

Este pequeno grande microfone é introduzido na ficha de trinta pinos do seu iPhone4/4S, iPad ou iPod touch (também funciona em iPhone 5 mas necessita de adaptador Lightning) e possui no interior da sua estrutura de belíssimo aspecto profissional, duas cápsulas que captam em direcções opostas (permitindo uma cobertura total do raio de acção do microfone) bem como a respectiva pré-amplificação e  conversores necessários a um brilhante desempenho. Na prática, o sinal captado pelo Rode iXY é convertido de imediato em sinal digital e é isso mesmo que o device iOS vai processar. Esta pré-amplificação é extremamente eficaz, foi desenhada especificamente para estes equipamentos, produzindo a jusante um som de extrema qualidade.

Este equipamento pode ser complementado (e excelentemente complementado) com o uso do Software Rode Rec (App Store) que permite uma vasta panóplia de regulação de níveis, filtros e interacções com com os ficheiros gerados, sobretudo ao nível da partilha (email, integração FTP e SoundCloud entre outros). Existe também na Store uma versão gratuita (mas bastante limitada).

Microfone Rode iXY 2

O Rode iXY poderá ser usado em câmaras de video, necessitando para tal de um adaptador (hotshoe), cujo preço não me foi possível saber até ao fecho deste artigo. Incluído no set deste microfone, está uma bolsa de transporte e uma espuma de atenuação. Em alguns dos testes que foram efectuados em exterior, foi utilizado um Rode Deadkitten para minimizar os efeitos de sopro de ventos.

Uma conversa com o Engenheiro de Som, André Toscano, que aproveitámos para este teste, pode ser escutada de seguida, onde pode ajuízar a qualidade de captação deste microfone, cujo preço de venda a público é de 190 Euros (iva incluído).

Este microfone poderá ser adquirido no seu Distribuidor (Audiolog) ou nos estabelecimentos da especialidade.

Comentários

  1. Optimo review Pedro, mais um ,bom trabalho.
    Pena que Apple nao permita que se grave sons, conversas, entrevistas e se possa de imediato colocar em formato de podcast no iTunes , seria a massificacao do som que ainda está por fazer.

Submeter Comentário