Mais de 81 milhões de pessoas ouviram álbum gratuito dos U2 no iTunes

Mais de 81 milhões de pessoas ouviram parte ou todo o álbum Songs of Innocence dos U2 lançado gratuitamente no iTunes, numa parceria com a Apple. Segundo um balanço da experiência, 26 milhões descarregaram o álbum lançado no mesmo dia em que a Apple apresentou os seus novos produtos, há um mês.

Os números são avançados pelo director de Software e Serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, numa entrevista à revista Billboard. Segundo este, desde que foi colocado à disposição dos cerca de 500 milhões de utilizadores do iTunes, de 119 países, no dia 9 de Setembro, Songs of Innocence foi ouvido através de streaming no iTunes, iTunes Radio e Beats Music.

Para colocar estes números em “perspectiva”, o responsável indica que antes deste álbum dos U2 ter sido lançado, 14 milhões de clientes compraram música da banda desde a abertura da loja do iTunes, em 2003.

A banda foi questionada pela Billboard sobre o alcance que o álbum teve, o primeiro em cinco anos depois de No line on the horizon, em 2009. “A Apple é uma empresa de tecnologia que luta para que os músicos sejam pagos. A ideia de que queriam dar um presente a todas as pessoas que realmente compram música é bonita e poética, e por isso estamos muito gratos”, responderam um U2 num comunicado enviado à revista.

[tw-button size=”medium” background=”” color=”” target=”_self” link=”http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/mais-de-81-milhoes-de-pessoas-ouviram-album-gratuito-dos-u2-no-itunes-1672497″]Ver o artigo completo no Publico[/tw-button]

0 comentários