O macOS veio substituir o OS X e não foi só no nome

A Apple anunciou hoje a nova versão do OS X e a primeira coisa que precisa de saber é que o sistema operativo para computadores da gigante de Cupertino tem um novo nome, macOS. Depois de 15 anos como OS X, a Apple mudou para a uniformizar toda a linha. Os seus sistemas operativos são agora o iOS, o watchOS, o tvOS e o macOS. Esta nova versão chama-se macOS Sierra.

A maior novidade, como esperado, foi sem dúvida a Siri. Depois de 5 anos desde que foi lançada originalmente no iPhone a Apple finalmente traz a sua assistente pessoal para o Mac.

output_wk49gA

No macOS, a Siri funciona de maneira praticamente idêntica ao iOS. Clicando no ícone da Siri que fica ou na dock ou na barra de menu vai ser possível marcar eventos no calendário, enviar mensagens, abrir aplicações, ver trailers de filmes, ver estatísticas de algum desporto e muito mais. Para além disto, vai ser possível pesquisar em todos os ficheiros do computador e guardar as pesquisas diretamente no Notifications Center.

siri mac

Duas novas funcionalidades, parte do Continuity, são quando estamos a usar um Apple Watch vai ser possível a partir de agora iniciar sessão no Mac sem ser preciso qualquer tipo de password e o que a Apple apelidou de Universal Clipboard, basicamente é uma nova funcionalidade que torna possível copiar e colocar entre um dispositivo iOS e o Mac.

auto unlock

Além destas novidades, a Apple vai usar o iCloud para tornar a gestão dos ficheiros mais fácil. Em primeiro lugar, o novo macOS vai ter uma nova funcionalidade que permite sincronizar os ambientes de trabalho entre vários dispositivos, vai ser até possível ver os ficheiros que estão no ambiente do seu Mac diretamente no iPhone. Mas, a funcionalidade que mais chamou a atenção foi a de limpar espaço no computador. No novo macOS Sierra o iCloud vai automaticamente remover os ficheiros antigos e guardá-los na nuvem, deixando apenas os ficheiros com que estamos a trabalhar. Para além disto, foi ainda anunciada uma nova funcionalidade que elimina todos os ficheiros não usados e que pode devolver ao seu Mac vários gigabytes de espaço de armazenamento.

icloud macos

O Safari também recebeu uma atualização com a adição do Apple Pay web, com o qual vai ser possível fazer compras na web e pagar com o Apple Pay. Contudo, o ponto fraco é que vai ser ainda preciso um iPhone para fazer a autenticação da compra.

apple pay web

O novo macOS Sierra está disponível a partir de hoje para programadores, o seu beta público estará disponível em Julho e para os restantes utilizadores estará disponível, como não podia deixar de ser, no Outono.

0 comentários