Mac lento? 4 dicas para melhorar a performance

Por muito bons que os Macs sejam, inevitavelmente eles vão ficar lentos com o passar dos anos. Mas isso significa que temos de comprar um novo? Não! Tudo tem uma solução! Vou deixar aqui 4 dicas que vos vão ajudar a dar uma nova vida ao vosso Mac, sem terem de comprar um novo ou sem terem de gastar muito dinheiro.

O vosso Mac está lento porquê?

É perfeitamente normal, tudo o que surge depois da aquisição do nosso computador começa a exigir mais memória do dispositivo. E isso vai fazer com que o computador fique lento, mas é perfeitamente normal. Apesar de serem perfeitos os Macs não duram para sempre, é verdade que podem pagar cerca de 2000€ por um Mac mas esse investimento vai ser duradouro podem ter a certeza.

Como referi, é perfeitamente normal que o vosso Mac fique lento com o passar dos anos… não se preocupem se for esse o caso é mesmo normal. E como podemos recuperar a performance perdida do nosso Mac?

Atualizem ou reinstalem o macOS

Por vezes basta isto para que o vosso computador ganhe uma nova vida. Uma actualização pode acabar por ser mais pesada, mas no fim pode optimizar a performance do vosso “velhinho” Mac.

Se precisarem de ter este procedimento, não se esqueçam e fazer uma cópia de segurança de todos os vossos dados pessoais. A vossa Drive do iCloud está lotada? Não se preocupem existem outras alternativas gratuitas para efectuarem backup dos vossos dados.

macOS Sierra
Price: Free

Façam uma limpeza ao vosso sistema

Recordam-se daquela aplicação que usaram uma semana e que afinal não era aquilo que precisavam? Qual foi o destino dela? Lixo, já não está no vosso Mac, mas ficam sempre alguns “restos” muitas vezes imperceptíveis para o utilizador.

Uma das grandes vantagens do macOS Sierra é que ele consegue optimizar o armazenamento disponível de uma forma inteligente. Apesar de toda esta inteligência, esta é uma funcionalidade que pessoalmente me assusta um pouco.

Mas porque não fazer uma limpeza ao sistema de uma forma controlada, como quem dim manual?

Também o conseguem fazer, e para isso possuem aplicações pagas e gratuitas. Um dos melhores exemplos de uma aplicação paga é o Clean My Mac. Não se pode dizer que seja barato… mas vale bem a pena o investimento.

Mas se preferirem uma aplicação gratuita que faça exactamente o mesmo tem o AVG Cleaner. Não se deixem enganar pelo nome, sim é um nome de um Anti Virus, mas não se iludam porque esta aplicação faz uma limpeza aos ficheiros que estão a mais no nosso computador de uma forma inteligente.

AVG Cleaner
Price: Free

Façam um upgrade à memória do vosso Mac

Este é um daqueles procedimentos que já envolve um gasto maior para optimizar a performance do nosso Mac, mas vale a pena o investimento.

O vosso Mac consegue aguentar muito mais memória do que aquela que tem neste momento. Se tiverem um modelo base, sem upgrades, o vosso dispositivo vai aguentar mais memória do que aquela que veio, pois possuem um modelo standard com possibilidade de ser melhorado.

Querem saber se o vosso Mac leva mais memória RAM do que aquela que tem neste momento? Não sabem como tirar essas dúvidas? Então basta inscreverem-se no nosso grupo de “Dúvidas Apple – iClub” que nós ajudamos.

Mudem para um SSD

O vosso Mac já é considerado clássico? Mas gostam dele? Não se querem desfazer dele? Mudem o disco para um SSD e vão ver que ficam com um Mac novo.

Não se pode dizer que seja um investimento relativamente barato para já, mas e garantido que num Mac mas antigo este procedimento com o aumento da memória RAM vai fazer sucesso.

Mais uma vez, se não sabem como mudar o vosso disco coloquem-nos a questão no nosso grupo do Facebook que estamos prontos para vos ajudar com todas as vossas dúvidas.

0 comments