Levantar dinheiro via QR Code

Embora as transferências eletrónicas de dinheiro sejam cada vez mais práticas, a necessidade de recorrer a “dinheiro vivo” continua a ser algo indispensável – e ainda bem que no nosso país temos uma rede de caixas Multibanco que faz inveja ao resto do mundo.

No entanto, nos EUA, a NCS está a preparar um sistema que pretende simplificar o processo de levantamento de dinheiro nas caixas automáticas, através de QR Codes e apps para Android e iOS.

Com estas apps, os utilizadores podem simplesmente chegar perto de uma destas máquinas, e fazer o scan do QR Code nela exibido, usando a app instalada nos seus smartphones. Desta forma podem fazer o levantamento do dinheiro pretendido de forma imediata e sem necessidade de introduzirem o cartão ou códigos PIN nos teclados das máquinas. A quantia e o PIN são introduzidos na app no próprio smartphone, evitando assim os esquemas de clonagem de cartões [skimming] que os atacantes aplicam nas máquinas.

Como vantagem adicional, este sistema pode ser utilizado em qualquer caixa automática sem necessidade de hardware adicional (como o NFC, etc.) sendo apenas necessária uma atualização do seu software.

0 comentários