Lealdade ao iPhone maior que ao Android?

Projecções e estudos já sabemos que há para todos os gostos e quando tal acontece nada como tentarmos ver se realmente a coisa se comprova ou se nem por isso. Um estudo vem dizer que nos próximos anos a quota de mercado do iOS deverá crescer substancialmente devido à maior lealdade que os seus utilizadores têm, ou seja, o segmento dos Android irá estabilizar, com a quantidade de novos utilizadores a ser compensada pelos que saem para outras plataformas – a maioria deles optando pelo iOS.

Segundo este estudo, dos possuidores de iPhones, 91% diz pensar voltar a comprar outro iPhone como próximo equipamento e apenas 6% diz considerar a passagem para um Android.

No caso dos Android apenas 76% diz pretender continuar no Android, com os restantes 24% a dizerem que querem mudar de plataforma. Desses, 18% diz estar a pensar mudar para iPhones/iOS.
 
lealdade iphone

São números que – a confirmarem-se – não me chocariam, mas que me deixam também sérias dúvidas, já que o iOS está a precisar de uma remodelação a sério (que chegará com o novo iOS, espera-se) e o Android já atingiu um ponto em que é uma alternativa mais que válida mesmo para os utilizadores do iOS. A isto alia-se o facto de ser muitíssimo arriscado efectuarem-se previsões a três ou quatro anos de distância num segmento tão volátil como este. Imaginem os estudos que se faziam um ano antes do lançamento do iPhone… e como seriam vistos quatro anos depois?

Temos novas plataformas a chegar ao mercado (como o Firefox OS) que poderão fazer mexer bastante coisa, especialmente nos mercados com muitos milhões de clientes, como Brasil, Índia, e China – e será preciso também não esquecer o potencial impacto “disruptivo” de novos equipamentos como o Google Glass e concorrentes.

0 comments