iTunes ganha “compra agora e descarrega mais tarde”

Confesso que não percebo porque motivo algumas empresas conseguem complicar o que é simples e impor restrições que só servem para frustrar os potenciais clientes. No iTunes, não percebo que ao comprar um filme enquanto estamos no autocarro, por exemplo para aproveitar uma promoção temporária, tenhamos também de fazer o seu download no imediato. Felizmente tudo isso fica agora resolvido com a opção de comprar filmes e música mas fazer o seu download mais tarde (ou simplesmente os deixar na iCloud para streaming).

A pergunta é somente: mas porque motivo não incluiram as Apps neste novo sistema? Para além de não fazer qualquer sentido restringir o tamanho das Apps que se pode descarregar via 3G/4G (haverá alguns sortudos que têm tráfego ilimitado e que lhe querem dar uso), haverá também o caso dos que têm limites quererem comprar uma App mas só fazer o seu download mais tarde quando tiverem acesso a rede Wi-Fi. O truque actual passa por dar início ao download, mas depois fazer pausa do mesmo tocando no icon da app. Acaba por ser um método arcaico, pois se se tratar de uma actualização, ficamos impossibilitados de usar a App até que o download fique concluído.

Ainda assim, caso se deseje comprar uma app em promoção, com o tamanho superior ao permitido via 3G (que agora penso estar nos 50MB), terá de pedir a um amigo um pouco da sua ligação via hotspot, para efectuar a compra e depois a respectiva pausa do download… pois caso contrário nem a poderemos comprar. Agradecia-se que as “lojas” não interferissem no que os clientes querem comprar, como querem comprar e como pretendem dar uso ao que compraram.

Na plataforma Android também não temos grandes opções quanto a este tema: ou se compra e descarrega na hora ou se cancela o download sem opção para retomar mais tarde.

0 comments