iPhone quente: o que faz aquecer o seu iPhone?

Uma dúvida muito frequente entre os utilizadores de iPhone é: iPhone muito quente é normal? A resposta é sim, mas depende de que temperatura estamos a falar e em que condições isso acontece. O iPhone, mesmo com muita nano tecnologia embutida, não é mais do que um pequeno computador, mas não possui um sistema de arrefecimento como os existentes nos PCs. Por isso é normal que ele fique quente, principalmente em alguns casos.

O que pode fazer aquecer o seu iPhone?

Esta é uma pergunta clássica dos nossos leitores. O simples fato de estarmos utilizando o iPhone já é uma justificação para ele aumentar a sua temperatura, pois todos os seus componentes internos são metálicos e transmitem muito calor. Porém é muito mais comum ele aquecer quando estamos fazendo algumas coisas no iPhone, tais como:

  1. Uso de jogos ou aplicativos que usem muito a placa gráfica do iPhone
    Jogos como o Infinity Blade, Real Racing 3 exigem muito da placa gráfica do iPhone, por isso é normal que aqueça quando estão sendo utilizados. Assim como programas como o AutoCAD para iPhone também exige tanto da placa gráfica quanto do processador.
  2. Uso contínuo do GPS
    Usar os aplicativos Waze, TomTom, Sygic, Mapas e Google Mapas são aplicações que podem fazer aquecer o iPhone. São aplicativos que consomem muita bateria e processador, além da antena de GPS, por isso costumam deixar o iPhone quente enquanto está sendo usado ou em 2º plano.
  3. Carregar o iPhone
    Essa é clássica nas perguntas e é verdade, carregar o iPhone, tanto na tomada quanto em capas de bateria, pode aquecer o iPhone, pois está colocando energia na sua bateria, o que é um processo que gera calor, por isso fica quente. Por vezes estamos a carregar e a fazer outra coisa no iPhone, como jogar, utilizar o GPS ou acedendo à internet, com isso existem 2 fatores de aquecimento e ele ainda aquece mais.
  4. Usar muitos programas em 2º Plano
    Com o iOS 7, a Apple permite que alguns aplicativos continuem sendo executados em 2º plano, o que pode fazer com que 2 ou 3 apps que consumam processamento fiquem ligados ao mesmo tempo e aqueçam o iPhone.
  5. Ligações longas
    O fato de você está falando ao celular não é o suficiente para o iPhone aquecer, porém, se em 2º plano algum aplicativo estiver consumindo memória  e processador, isso pode acontecer.
  6. Filmar por longo período
    Isso aconteceu comigo numa viagem. Filmei por 20 minutos seguidos e o iPhone aqueceu. Isso é normal, pois filmar é algo que exige muito processamento, então filmar por um longo período também pode deixar o iPhone quente.

É normal o iPhone aquecer nas ações acima, e as temperaturas podem variar de 0º a 35º. Quando a temperatura começar a exceder esse limite, o iPhone começa a fazer auto ajustes para diminuir a temperatura, como diminuição da luminosidade, limitar o uso do flash da câmera e etc. Porém se a temperatura passar de 45º você é impossibilitado de mexer no seu iPhone e aparece um aviso.

iPhone muito quente (aviso de temperatura)

Se o seu iPhone fica muito quente, acima dos 45º, o aviso abaixo aparece no ecrã inicial do seu iPhone, impossibilitando a sua utilização (fica apenas a função de ligar para emergências).

iphone-quente

É uma imagem “forte” para um proprietário de um iPhone, parece que seu aparelho vai derreter. Mas não se preocupe, ele vai voltar ao normal. Isso geralmente acontece em lugares quentes (ex: perto de um forno enquanto você cozinha) ou quando fica exposto muito tempo ao sol (ex: na praia, dentro do carro, no vidro do carro quando usado como GPS).

O que fazer quando ele aquece

Você deve parar com a causa do problema. Se está jogando há muito tempo, faça uma pausa, ficou exposto ao sol, tire do sol. NÃO TENTE ARREFECÊ-LO colocando no frigorifico, com gelo ou algo do género. No máximo mude-se para um ambiente mais fresco. Pois se tentar arrefecê-lo muito rápido você pode condensar água dentro do iPhone e causar danos permanentes.

Portanto, acalme-se, o seu iPhone não deve avariar se ficar quente, apenas o arrefeça de forma natural e gradual.

Se o iPhone está aquecendo sem uma causa específica e constantemente, tente restaurar todos os ajustes (Definições > Geral > Repor > Redefinir todas as difinições), caso ainda continue, procure um centro técnico da Apple (Link).

O que fazer para o iPhone não ficar quente?

  • Mantenha sempre o seu iPhone atualizado.
  • Muito cuidado com o Jailbreak, pois ele pode causar super aquecimento.
  • Enquanto seu iPhone está carregando, tente não utilizá-lo.
  • Não o coloque em lugares quentes.
  • Não exponha ao sol.
  • Use sempre carregadores originais.
  • De vez em quando, feche os aplicativos em segundo plano.

Considerações Finais
Mesmo com muita tecnologia utilizada no fabrico, o iPhone e todos os smartphones hoje em dia aquecem. Quanto mais antigo o modelo, mais aquece. Como utilizador de um iPhone, não desespere, e tenha cuidado para não deixar o iPhone no sol, pois o iPhone não foi feito para ficar na água ou no sol.

Isso já aconteceu consigo? Conte-nos sua experiência nos comentários a este artigo.

0 comentários