iPhone 5 – dos rumores às evidências

Se pertence aquele “iClub” dos que está à espera do lançamento do iPhone 5 para trocar ou adquirir um smartphone, saiba que também eu sou um dos membros desse grupo. Isto é, estou sempre à espreita do último rumor, fotos virgens e novas características que levantem mais um pouco o véu sobre esta 6ª geração. Em suma, nestes últimos tempos, todas as noites durante as escassas horas que dedico ao sono, 2 minutos dos cerca de 30 que passo sonhar (atividade bem saudável diga-se de passagem) são ocupados pela remota esperança que alguém deixe novamente um protótipo do novo iPhone esquecido numa qualquer mesa de café.

Mas vamos ao que realmente interessa. Ultimamente o aumento exponencial do fluxo de notícias sobre o tema, permite filtrar o que é um frágil rumor ou mera adivinhação, do que representa uma forte possibilidade ou uma clara evidência.

Deixo-vos então com os detalhes, fotos e vídeos do muito, mas mesmo muito provável aspeto do iPhone 5.
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
ECRà– já é algo quase inegável, iremos passar das 3,5 para as 4 polegadas. O upgrade de tamanho no visor será conseguido graças à passagem de um rácio 3:2 para um rácio 16:9, o que resultará inevitavelmente em alterações nas dimensões do dispositivo. A resolução associada a este novo ecrã deverá ser de 1136×640.
[/col_2_3]
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
DIMENSÕES – devido ao novo tamanho de ecrã, o novo iPhone deverá crescer, mas somente em comprimento (por comprimento entenda-se neste caso o espaço desde o botão home até à câmara frontal), a largura permanecerá inalterada. Por fim, no que à espessura diz respeito, boas novas devem chegar desde Cupertino, Califórnia.  O iPhone 5 será mais fino, muito à custa da nova estrutura unibody que conjugará um visor construído num novo material menos espesso com um painel traseiro feito em metal, em oposição ao vidro utilizado nas versões 4 e 4S.
[/col_2_3]
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
NOVAS CONEXÕES – neste campo a grande novidade será a nova mini dock de 19 pinos, que ou muito me engano, ou fará as delícias dos fabricantes de acessórios que começarão a lançar a um ritmo frenético adaptadores para acessórios compatíveis com a anterior versão da dock de 30 pinos. A gaveta do cartão deverá agora suportar o novíssimo formato Nano SIM, demonstrando assim a extrema relevância que escassos milímetros representam na organização e na tentativa de poupança de espaço que os engenheiros da Apple procuram. Por fim a entrada para os auscultadores ganha nova localização e passa agora a figurar no lado oposto do aparelho, aparecendo agora na face abaixo do botão home, à direita da nova e reduzida dock.
[/col_2_3]
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
COMPONENTES – Nesta área as evidências não são facilmente identificadas, uma vez que as fotos que vem a público não são o melhor meio para descortinar alterações nos componentes do novo iPhone. Ainda assim, com base em referências escritas, é de esperar que um novo processador A6 Quad-Core ARM, seja o motor do dispositivo, auxiliado a partir de agora por 1GB de memória RAM e acompanhado de uma ligação de dados móveis 4G LTE (ainda que permaneça a importante dúvida se compatível com as frequências europeias). No que à câmara diz respeito, alguns rumores apontam para que esta permaneça inalterada no que toca ao número de megapíxeis, mantendo os 8 da versão 4S, mas melhorando em termos de abertura passando de f/2.4 para f/2.2. Contudo outras fontes referem um possível incremento para os 12 megapíxeis.
[/col_2_3]
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
SOFTWARE – A menor das incógnitas. O iOS 6 será o sistema operativo presente neste novo modelo, acompanhado pelas novas aplicações apresentadas na WWDC 2012. A grande curiosidade neste campo será verificar como o novo iOS se adaptará às 4 polegadas do novíssimo ecrã.
[/col_2_3]
[divider_space]

[col_1_3]

[/col_1_3]
[col_2_3]
APRESENTAÇÃO – O nevoeiro ainda é bastante denso quando tentamos avistar algo nesta área. Algumas titubeantes datas são apontadas, sendo que alguns blogs e agências noticiosas indicam que a apresentação poderá ocorrer já a 7 de agosto e o consequentre laçamento entre o final de setembro e o início de outubro.
[/col_2_3]
[divider_space]

Agora só mesmo o tempo será o dono da verdade e o meio de desfazer a seguinte dualidade. Se o conteúdo destas últimas linhas efetivamente corresponder na íntegra à realidade do novo aparelho, terei ajudado a saciar a curiosidade em torno do tema. Se no final do ano se verificar que estava completamente enganado, no mínimo contribuí com mais um conjunto de falsos rumores que ajudaram a engrossar a numerosa lista de resultados de um qualquer motor de busca, quando o termo pesquisado era “iPhone 5”.

0 comentários