Sabe qual é a razão do iPad não ter calculadora?

Na rede social Reddit surgiu uma questão pertinente, porque é que o iPad não possui calculadora? E a resposta surgiu rapidamente de um utilizador que apenas de identifica como “tangoshukudai“. Este utilizador deu uma resposta bem estruturada e plausível, tendo alegado no final da sua resposta que a sua fonte de informação era ele próprio, pois o mesmo tinha sido funcionário da Apple.

A história contada pelo mesmo remonta-nos à época em que Steve Jobs ainda era vivo, e é uma descrição de um diálogo entre Jobs e Scott Forstall. Pela descrição conseguimos saber que a aplicação da calculadora seria uma app nativa nos protótipos do iPad, mas que nunca chegou a ver a luz do dia. Se esta conversa ocorreu quando o iPad ainda era um protótipo, estamos a falar do ano 2010, o ano em que a primeira geração do mesmo foi lançada.

Segundo o utilizador da rede social esta conversa decorreu um mês antes do lançamento, algo que para mim é de estranhar, porque um mês antes do lançamento o iPad já deveria estar em produção e já não em protótipo. Mas também já passaram mais de 6 anos e pode ser um lapso temporal, apesar de na conversa ser utilizada a palavra “produção”.

  • Steve Jobs chama Scott Forstall ao seu escritório e questiona: “Onde está o novo design para a calculadora? Isto está horrível!
  • Scott questiona Jobs: “O novo design? É isto que nós estamos a produzir“.
  • Jobs responde: “Não, temos de retirar isto, não podemos enviar isto assim“.

Scott como responsável pela criação e desenvolvimento do iOS, fez tudo por tudo para conseguir que a calculadora fosse daquela forma. Mas com tão pouco tempo ele e a sua equipa não iriam conseguir criar um novo visual com um novo UI (user interface) para estar pronto no dia 3 de Abril. A maneira mais simples para solucionar este problema foi retirar a app do iPad, algo que se manteve até aos dias de hoje.

Ao que tudo indica a aplicação da calculadora era a mesma que existia originalmente no iPhone, mas não tinha sido trabalhada para se adaptar a um ecrã de 9,7 polegadas, com uma resolução de 1024×768 (132ppi). A aplicação tendo sido projectada para um ecrã de 3,5 polegadas, com uma resolução de 480×320 como devem de imaginar a app ficava esticada e algo “deformada”.

Mas agora podemos colocar a questão: Então e as outras aplicações que ficaram de lado, foi pelo mesmo motivo ou por uma questão de limite de armazenamento?

0 comentários