iPad “mini” até ao final do ano?

As notícias e rumores acerca do suposto lançamento de um novo modelo de iPad, com um ecrã de menores dimensões, já não são de agora, contudo a recente apresentação do Google Nexus 7 pode vir a apressar o lançamento do dispositivo. Assim, a Apple poderá mesmo lançar um iPad de 7 polegadas até ao final do ano, pelo menos é o que afirma a Bloomberg.

Segundo os últimos relatórios e fontes citadas pela agência noticiosa, este novo modelo deverá ser apresentado lá para outubro, de forma a ficar disponível para encomenda ainda antes de 2013. Contará com um ecrã entre 7 e 8 polegadas, menor que o do atual modelo de 9,7″. Ainda mais relevante parece ser o facto de, aparentemente, não vir a contar com o Retina display que equipa os modelos lançados em março último. Desta forma, o novo modelo deverá apresentar uma resolução de 1024×768 pixels, a mesma do iPad 2, minimizando assim o trabalho para os programadores que neste momento já têm de desenhar as aplicações adaptando-as ao tamanho dos ecrãs dos diversos dispositivos: iPhone, iPad e iPod touch.

A ideia de lançar um iPad destas dimensões já vem sendo ponderada desde o lançamento do modelo original, contudo Steve Jobs sempre terá mostrado forte oposição a este intento. Agora, com Tim Cook ao leme da empresa de Cupertino, e depois dos principais concorrentes lançarem modelos de 7 polegadas a um preço bem mais acessível, a Apple pode finalmente lançar um dispositivo que cimente a sua posição no mercado dos tablets. Mais pequeno e mais barato (deverá custar entre 200 e 250 dólares), o objetivo será não estar em desvantagem face à concorrência, sobretudo nos mercados asiáticos onde a sensibilidade ao preço é muito maior.

Até ao final do ano saberemos se o novo iPad mini fará as delícias de mais uma época natalícia ou se, pelo contrário, uma vez mais este projeto não verá (ainda?) a luz do dia, provando que as ideias de Jobs ainda permanecem bem enraizadas no atual corpo diretivo da Apple.

0 comentários