iOS 6 com Ad Tracking activado de origem

Quem actualizou os seus iPhones, iPads e iPods para o mais recente iOS6 da Apple poderá gostar de saber que a esperada política de privacidade dos dados – que fez com que no iOS se tenha agora opções para não permitir o acesso aos contactos, fotos, localização, etc. às diversas Apps – não se aplica aos anúncios de publicidade que podem receber.

É que, de origem, o IOS 6 vem com um identificador activado que permite que as empresas que gerem publicidade possam identificar individulamente cada utilizador de iOS6 (embora não tendo acesso aos seus dados pessoais). Esta identificação é feita através de um código único, ao estilo dos cookies que são usados nos browsers – e serve para que essas anunciantes possam direccionar mais adequadamente o tipo de anúncios que vos aparecem. Por exemplo, se visitarem sites de viagens ou clicarem nas suas publicidades, será mais provável que comecem a ver mais anúncios desse tipo.

No entanto, se preferirem manter as vossas preferências publicitárias privadas, terão que desactivar este “tracking publicitário” em General->About->Advertising.

Um posicionamento que já tem sido alvo de críticas, pois poderá passar despercebido à maioria dos utilizadores; com argumentos de que isto deveria estar na secção relativa à privacidade… o que não deixa de ter a sua razão. Para além de que também é um pouco ilógico ter que se “activar” algo para “on”, para se deixar de ser seguido… Faria mais sentido ser o oposto: ter a opção descrita como “Ad Tracking” activado, e os utilizadores desactivarem a opção para deixarem de ver os anúncios publicitários personalizados.

(Dito isto… no meu caso optei por deixar os anúncios como estão de origem… pois tal como acontece com o Google, se tenho que ver publicidade, prefiro que seja – provavelmente – de algo que tenha mais interesse para mim… Mesmo se na maioria das vezes não seja o caso!)

0 comments