iOS 10 poderá vir com aplicação para o HomeKit

Decorria a WWDC 2014 e a apresentação do HomeKit para o iOS 8 era tornada pública. Esta framework prometia aos utilizadores do iOS poderem interagir com acessórios físicos no mundo à sua volta. A capacidade de controlo que o HomeKit prometia para as nossas casas era fantástica, poderiamos controlar remotamente a nossa “casa inteligente” e ter controlo quase total da condição do imóvel. Mas nunca mais se viu grande avanço nessa área, até que, alguém dentro da Apple nos revela que o HomeKit será nativo no iOS 10.

Um actual funcionário da Apple, como sempre não identificado, referiu que:

As I work in marketing for Apple, we test many Smart Home devices, especially for iOS HomeKit integration. […]

Some advice, there are many third party applications, most free, that offer more control and customization(s) with many Smart Home devices. “Yonomi” is a free app that I often use, “Home” is another which cost $14.99. Both offer support for many devices with more added daily (including Amazon “Echo”). The next version of iOS due this fall will have a standalone “HomeKit” app as well.

Resumidamente, este informador alegou que tem estado a testar dispositivos para casas inteligentes. Nos seus testes, o ponto fulcral é que os acessórios para casas inteligentes tenham integração com o HomeKit. Algumas aplicações (que se podem encontrar gratuitamente na App Store), tem sido utilizadas para testar as capacidades das casas inteligentes, por exemplo a app Yonomi. Esta aplicação gratuita pode controlar todos os acessórios de uma “Smart Home”, desde termostatos até à iluminação, passando por monitores de crianças.

Outra aplicação utilizada nos testes da Apple para a integração com as casas inteligentes é o Home – Smart Home Automation, possui todas as mesmas funcionalidades que a Yonomi, a diferença é que esta é paga e custa 14.99€. Ambas as aplicações são utilizadas nos testes da Apple porque facilmente se adaptam aos novos acessórios que diariamente vão surgindo.

Anteriormente existiam rumores que nos levavam a crer que a Apple iria tornar HomeKit uma plataforma open source, algo que ainda não se veio a verificar. Mas é uma hipótese que não se deve descartar, pois recentemente a empresa trouxe-nos o Swift a sua linguagem de programação como open source e até mesmo o ResearchKit passou a ser open source. Não era de estranhar que a Apple transforma-se também o HomeKit numa plataforma de programação aberta ao público, pois a genialidade dos programadores não possui limites.

O iOS 10 está para breve, e uma fusão de todos os rumores indicam que com as alterações que são previstas a integração de uma app designada “Home”, será uma realidade no próximo iOS. O ícone da aplicação “Home”, já foi registado e é oficialmente uma imagem da Apple portanto muito provavelmente este será a imagem que o iOS irá ter alusiva ao HomeKit. Podem consultar o icone em questão no MacRumors.

 

 

0 comentários