iOS 10 permite edição de imagens em RAW

Para quem está familiarizado com termos fotográficos conhece o significado de RAW. Mas para quem não sabe o que significa RAW eu explico. Este é o formato em cru, ou em bruto das fotografias tiradas com máquinas fotográficas profissionais ou semi profissionais. Comparativamente ao JPEG (o formato de imagem mais banalizado) este é o formato que mais pesa. Dificilmente iríamos conseguir encontrar uma aplicação que fosse conseguir ler ou trabalhar estas imagens no iOS na actual versão.

Agora de uma foram discreta e praticamente silenciosa, a Apple surpreendeu e certamente que vai ajudar muitos fotógrafos com esta novidade. Quando me refiro a uma actualização silenciosa, é pelo simples facto de não ter sido abordada em palco durante a WWDC 2016.

Durante a apresentação das novidades do iOS 10, não foram abordadas todas elas, mas sim as que a Apple achava mais relevantes. Por algum motivo desconhecido, não foi dado muito crédito a esta actualização da capacidade de leitura formato RAW no próximo sistema operativo da Apple. Mas acreditem se quiserem, vai dar imenso jeito a muitos profissionais de imagem. Esta descoberta foi feita pelo site PetaPixel no Reddit. Conseguimos observar que na realidade a informação foi dada ao vivo mas passou completamente despercebida.

iOS 10 RAW edição de imagem Pedro Topete

0 comentários