O iOS 10 matou o Game Center?

Decorria o ano de 2010 e Steve Jobs apresentava-nos uma das grandes novidades do iOS 4.1, o Game Center. Este serviço permitia uma integração dos jogos utilizados nas plataformas iOS e tentar criar uma maior interacção entre os jogadores. Era possível receber convites para jogos dos nossos amigos, ter acesso a tabelas de pontuação e ver os achievements, ou seja as conquistas conseguidas em cada um dos nossos jogos.

Só a título de curiosidade, o Game Center não ficou disponível imediatamente para iPad quando Steve Jobs apresentou a plataforma. Os utilizadores do iPad só tiveram acesso a este recurso com a chegada do iOS 4.2.

Pois é, e agora com a chegada do novíssimo iOS 10, o qual ainda não se encontra disponível para o público, vamos perder esse recurso. O Game Center vai morrer no iOS 10! Não, esta não vai ser uma daquelas apps nativas que vamos poder apagar. Ele simplesmente não vem neste novo sistema operativo. A Apple não vai deixar de trabalhar nesta plataforma onde podemos comparar as nossas conquistas com as dos amigos, o Game Center irá continuar a existir mas não nos dispositivos que suportem o iOS 10. Após a actualização para o iOS 10, muitos programadores reportaram logo a ausência desse app, o qual era bastante característico devido ao seu ícone com bolhas coloridas.

Acima referi que esta plataforma, quase como um “Salão de Jogos”, ficou disponível em 2010 para iOS, mas dois anos mais tarde, mais concretamente em Julho de 2012 o Game Center ficou disponível para OS X. Uma das novidades da WWDC 2016 foi a mudança de nome de OS X para macOS, e até ao momento neste sistema operativo, segundo o que o site 9to5Mac conseguiu apurar encontravam-se 405,519,488 jogadores activos em Dezembro de 2015. Um número ainda bastante elevado para a Apple abdicar desta plataforma.

Mas será que abdicou realmente da plataforma? Aqui as coisas começam a ficar confusas, e vamos perceber porquê.O iOS 10 não irá trazer consigo o Game Center, mas ao mesmo tempo os programadores encontraram registos do mesmo no WatchOS 3… como ficamos? Resumindo a situação, até ao momento o Game Center passa a ser um serviço e não uma aplicação. Porque digo “até ao momento”? Estas são as versões beta, até a versão final ser lançada para o público muita coisa pode ser alterada, e o Game Center voltar a surgir.

Está confuso não está? Acham que o Game Center vai fazer falta?

0 comentários