iMigrei – E agora?! Parte 9 – A forma mais simples de comunicar

Com o passar dos anos, a forma de comunicarmos uns com os outros foi mudando. Desta feita, as grandes empresas tecnológicas foram aproximando cada vez mais as pessoas apesar de, por vezes, a distância entre ambas ser grande.

Para que isso não fosse um problema diário, a Apple, em 2010 lançou uma nova ferramenta de comunicação, disponível gratuitamente para os todos os utilizadores do universo iOS e Macintosh: O FaceTime!

O FaceTime foi criado com o intuito de ligar as pessoas através da utilização das chamadas de voz, ou vídeo. Desta feita, estão são realizadas através de uma conexão à internet, não tendo assim qualquer custo adicional para o utilizador desta funcionalidade.

Vamos ver como tudo funciona?

Ativar o FaceTime

A maneira mais simples para procederes à ativação do FaceTime é iniciando sessão através do ícone da app no homescreen.
Este mesmo processo também pode ser efetuado através das definições do teu dispositivo. Para isso, basta acederes ao menu “FaceTime” , e de seguida seleccionar a opção “ Use o Apple ID para o Facetime

Sem nome.001

 

As diferentes formas de comunicar através do FaceTime

Nesta aplicação, existem 2 formas de comunicares com os teus familiares/amigos através de chamada de voz ou vídeo.

Para começar, ao entrares na app, necessitas de procurar o contacto da pessoa que queres contactar. É através da barra “Nome, email ou número” que consegues em poucos segundos localizar o contacto que pretendes.

Sem nome.001-cópia 4
Ao fazeres a pesquisa pelo nome do contacto pretendido, é aí que consegues seleccionar o tipo de chamada que pretendes fazer – Áudio ou vídeo.

 

Alterar as informações de um Contacto

Se necessário,  é possível  editares as informações do contacto pretendido. Para isso, basta selecionares a opção “i”, presente ao lado do nome de contacto.
IMG_0030

Após dares esse passo, basta selecionares a opção “Editar“, presente no topo da app. Nessa página poderás alterar todo o tipo de informação referente ao contacto que pretendes (número de telémovel, e-mail, morada, endereço Facebook etc…)

IMG_0031

 

3D Touch

IMG_0029

Com o surgimento do 3D Touch nos novos iPhones, a vida do utilizador foi simplificada. No caso do FaceTime, os atalhos aplicados à mesma são bastante úteis:
O mais conhecido recurso associado ao 3D Touch é, sem dúvida, os atalhos presentes no ícone das aplicações no homescreen do iPhone 6S.
O FaceTime foi contemplado por esses novos atalhos, dando-te a opção de contactares rapidamente o contacto mais frequentemente utilizado da tua lista. Esta é uma maneira fácil, e rápida de utilizares as apps do sistema, desde que suportadas para tal.

No caso de uma utilização diária da app, os atalhos propostos pela mesma demonstram a grande utilidade da nova tecnologia de pressão dos novos iPhones. Ao pressionares no contacto pretendido, esta sugere-nos opções básicas como : Ligar, mandar uma mensagem, fazer uma básica chamada de vídeo, ou, simplesmente mandar um e-mail.

 

IMG_0027

Assim, o 3D Touch tem uma utilidade inquestionável, proporcionando assim uma melhor utilização do FaceTime.

 

FaceTime e a  “Continuidade”

Se és utilizador de um dispositivo iOS e OSX, não há nada melhor do que utilizares uma das funções mais interessantes de ambos os sistemas: o Continuidade.

FullSizeRenderCom esta funcionalidade, torna-se possível efectuar qualquer tipo de chamada no iPad, ou até mesmo através do teu Mac! Para que tal seja possível, é necessário o login em todos os dispositivos (iOS e OSX) da mesma conta iCloud, sendo também precisa uma ligação Wi-Fi à internet.

Estando estes 2 parâmetros disponíveis, para iniciar uma chamada telefónica no seu Mac basta aceder aos contactos registados no iCloud, e seleccionar tal como no iPhone, ou iPad, o ícone para realizar o tipo de chamada pretendida.

FullSizeRender-1

Nota Final:

Como pudeste constatar, o FaceTime trata-se de uma ferramenta de uso fácil e rápido! Usá-lo torna-se agradável em qualquer dispositivo, seja qual for o sistema operativo (iOS, ou OSX) por isso esta é uma boa alternativa ás várias formas de comunicação gratuitas existentes no universo da tecnologia.

É de recordar que o FaceTime só está presente no universo Apple, deixando de fora qualquer outro dispositivo com um sistema operativo diferente.

Edição número 10:

Como todos sabem, o próximo número do iMigrei será especial! Após 10 semanas de dicas desenvolvidas por nós, chegou a tua vez de escolheres o tema a ser desenvolvido pela nossa equipa. Para isso, basta deixares um comentário indicando o tema que aches mais relevante ser falado nesta rubrica. 

Contamos contigo!

João Pedro Moreira e André Fonseca

0 comentários