iMigrei – E Agora?! Parte 8 – Esqueceste-te de fazer alguma coisa?!

Nem todos os dias são fáceis, e por vezes temos tantas tarefas para fazer que há sempre alguma que nos escapa. Foi para nos ajudar nesses lapsos que, em 2011, a Apple criou a App Lembretes.
Lançada com a versão 5 do iOS, esta tornou-se um óptimo complemento à utilização do nosso dispositivo, fazendo assim com que não te esqueças de realizar as tarefas mais importantes de um dia mais atarefado ou complicado.

Vamos pôr mãos à obra e descobrir esta aplicação?

Criar Lembrete

Para criares o lembrete que necessitas, basta seleccionares o ícone “+”, presente no topo da aplicação. 
Após executares essa função, só é preciso digitares o que pretendes que o teu iDevice te lembre e seleccionar a opção “OK”.IMG_0970

Mas criar um lembrete não é só isto. Aliás, se fosse, não teria nenhum interesse falarmos da app em questão.

Certamente reparaste que após escreveres o conteúdo do lembrete, aparece um ícone representado por um enigmático “i”.

Pois bem, esse ícone é que te dá acesso à possibilidade de editar todo o conteúdo do lembrete.

IMG_0972

Lembrar a uma data

Ao seleccionares esta opção, surge no ecrã o comando “Alarme”. É através deste, que podes proceder à marcação do dia, e hora em que pretendes ser recordado da tarefa a executar.

FullSizeRender

 

No que respeita á opção “Repetir”, encontrada abaixo do “Alarme”, podes escolher se pretendes ou não que o lembrete seja repetido diarimente, semanalmente. ou personalizando os dias que pretendes.

Na opção “Personalizado“, é possível, se for necessário repetires a tarefa a executar mais vezes, customizar com que frequência, e intervalos de tempo é necessário o telefone repetir o lembrete em causa.

FullSizeRender-1

Lembrar num Local

Depois de definida a função relacionada com a data do lembrete em causa, tens ainda mais funcionalidades que podem ser adicionadas ao teu lembrete. Uma dessas opções é “Lembrar num local”.

Para seleccionares esta opção, tens que ter os serviços de localização do teu iPhone/iPad/iPod ativos. 
Se por alguma razão não tens ativa a funcionalidade, basta dirigires-te às definições do teu dispositivo, seleccionar o menu “Privacidade”, e entrar no comando “Serviços de Localização”. Aqui, deves ativar essa mesma opção, e escolher em que termos pretendes ter a tua localização ativa para o uso dos lembretes.

FullSizeRender 2

Após estarem ativos os serviços de localização, basta selecionares a localização em que pretendes que o lembrete seja ativado: imagina que tens que realizar determinada tarefa a chegar a casa, mas não sabes a que horas tal irá acontecer… esta funcionalidade é particularmente útil nestas situações.

Prioridade e Notas

Através deste comando, podes também definir a prioridade do lembrete em questão e, se necessário, escrever algum detalhe importante relacionado com a tarefa.

IMG_0975
No que respeita à “Prioridade“, podes definir numa escala (tal como é possível ver na imagem), o nível de prioridade do Lembrete. Assim, no momento em que a notificação do lembrete for ativa, o dispositivo saberá definir se é um assunto com importância, ou não.

Nas “notas”, podes detalhar melhor em que consiste o lembrete, para ser mais fácil contextualizá-lo quando aparecer a notificação no teu dispositivo.

Sincronizar os Lembretes

Poderá ser particularmente útil teres os lembretes sincronizados em todos os teus dispositivos Apple. Para tal, deverás ativar essa opção nas definições do iCloud, tal como se visualiza na imagem seguinte:

FullSizeRender-1

Partilha de lembretes com outras pessoas

Por vezes há a necessidade de partilharmos uma lista de tarefas com alguém, seja em contexto de trabalho ou pessoal. E é extremamente fácil com o iOS…
Para efectuar a partilha dos lembretes, basta selecionar a opção Editar>Partilha>Contacto.

IMG_0993

3D TouchFullSizeRender-1

Desde o início do iMigrei, que fazemos questão de vos mostrar as funções disponíveis para cada aplicação com suporte para a nova tecnologia de pressão presente nos novos iPhones.
Neste artigo, não será diferente, até porque esta é uma das apps suportadas para o 3D Touch.
Comecemos pelo atalho do ícone presente no homescreen do vosso iDevice. 
Através do mesmo, conseguimos adicionar um novo lembrete à app sem sequer ter de entrar na app para executar tal função.

 

 

IMG_0957

Já dentro da App, o 3D touch também se revela bastante útil. 
É através da pressão exercida pelo utilizador no ecrã, que ativamos os atalhos disponíveis.

Ao seleccionar o lembrete pretendido, dois atalhos surgem no ecrã: “Lembrar a uma data” e “Lembrar num Local”.

É, sem sombra de dúvida, uma forma muito mais prática de utilizar a aplicação Lembretes.

 

Criar Lembretes com a Siri

Mais uma vez, a Siri pode também ser uma ajuda na criação de lembretes. Basta pedires que te lembre de determinado assunto e automaticamente será criado um lembrete.
Vamos tomar como exemplo, pedir que me lembre de falar com o meu pai. Eis o resultado:

FullSizeRender-2

Nota Final

Como viste, a App lembretes pode ajudar-te a ter uma vida mais despreocupada! Ao utilizá-la diariamente, o esquecimento de determinadas tarefas podem fazer parte do passado! 😉

 

Artigo elaborado por: João Pedro Moreira e André Fonseca

0 comentários