iMigrei- E Agora?! Parte 5 – Siri, ao seu serviço.

Corria o Ano de 2011, quando o inovador iPhone 4S deu o ar de sua graça. Entre as novidades de hardware e software, o centro das atenções foi uma nova ferramenta que acabou por fazer as delícias dos utilizadores do iPhone.

Em determinadas situações , encontramos pessoas a falar supostamente sozinhas para o iPhone. À partida, achamos aquilo estranho, não associando mais nada, a não ser parvoíces. Pois bem, se calhar enganam-se. Talvez estes se encontrem a falar com a Siri, a sua assistente pessoal.
Perante esta informação, e desconhecendo o teor da mesma, o leitor poderá colocar a pertinente questão: Mas afinal, o que é a Siri?

A Siri, é uma assistente virtual pessoal, que executa ações, aplicativos, ou altera definições através de comandos de voz dados pelo utilizador.

  • Como Configuramos isso no nosso iPhone?

Quando ligamos um iPhone pela primeira vez, ao configurarmos as funções do dispositivo, a ativação da Siri surge num desses slides. 
Mas caso tenha passado despercebido, existe outra maneira de ativar a assistente, através das definições do vosso dispositivo iOS: Geral-> Siri

FullSizeRender

  • Como a posso personalizar?                                                                                                          

Activada a Siri, podemos proceder a uma mais profunda personalização à nossa medida, tendo como opções:

O idioma:

Este é nada mais nada menos, do que idioma com que pretendemos que a Siri nos responda (literalmente). 
(Neste momento, a Siri apenas está disponível em 16  idiomas, entre eles encontram-se o português do Brasil).

Respostas faladas:

Em determinados momentos, poderemos não querer que a Siri nos responda emitindo um som. Assim, podemos definir a opção que nos é conveniente (sempre ligado, apenas quando o iPhone estiver em modo “sem som”, ou caso estejamos a utilizar um dispositivo mãos livres – um carro ou auricular).

Os meus dados:

Neste parâmetro, indicamos à Siri qual é a nossa ficha de contacto. Mas, se não tens uma ficha de contacto, podes, e deves criar, completando-a com o máximo de campos possíveis: morada, data de nascimento, etc… Sabendo a Siri mais informações o utilizador melhor partido se pode tirar desta fantástica assistente!

“E aí Siri”:

Em iPhones anteriores ao 6s é possível accionar esta funcionalidade, desde que o smartphone esteja a carregar ou conectado a um computador. 
É através do comando “E aí Siri!”, que o utilitário consegue proceder à ativação desta, dando de seguida a instrução que pretende.

Nos novos iPhones, a funcionalidade “E aí Siri!” pode ser accionada a qualquer momento, não existindo a necessidade de este estar conectado à energia ou ao PC.

Ao ativarmos  o “E aí siri”, nas definições, a mesma pede ao utilitário que configure os comandos de voz pedidos, a fim de, mais tarde, poder reconhecer a sua voz, e evitar confusões. Porque convenhamos, que seria uma grande confusão se a Siri não fosse capaz de nos reconhecer pela voz.

image

Não é só através do “E aí Siri”, que a podemos ativar. A forma mais antiga e conhecida dos usuários, é sem dúvida, a de pressionar o botão home durante alguns segundos.

  • Os Comandos de Voz:

A principal ferramenta de orientação da Siri, é sem dúvida a sua voz! É através das suas instruções, que a mesma se vai orientando proporcionando ao utilizador uma melhor experiência, no seu iDevice.
Das funções mais utilizadas no iOS, destacamos: A abertura de aplicações, a habilitação, ou desabilitação de funções de conectividade (Bluetooth, Wireless, etc…) , pesquisas na Web, partilha de conteúdos nas redes sociais, ou até mesmo reproduzir a sua música preferida.
Estas e outras opções estão disponíveis para serem usadas com esta assistente, sendo que com a sua atualização no iOS9, centenas de novas funcionalidades foram adicionadas á mesma.

imageimage

  • Sugestões da Siri

Com a actualização para o iOS 9, a Siri tornou-se proativa, proporcionando uma melhor experiência para o utilizador.

Basicamente, ao deslizares no ecrã principal para a esquerda, verás uma página que é essencialmente um resumo baseado na tua utilização.

image Aqui, poderás ter acesso ás aplicações mais utilizadas, o top de contactos, existindo também a possibilidade de realizar pesquisas de qualquer conteúdo, esteja ele armazenado no iPhone ou não.

 

  • Como Posso Desativar as Sugestões da Siri?

Para proceder à personalização ou desativação das sugestões, é necessário aceder às definições, e seleccionar o menu “Pesquisa Spotlight”.

image

 

  • As minha informações estão seguras?

É claro que sim! A Apple garante a segurança/privacidade dos utilizadores no uso desta nova plataforma de proatividade. 
Desta feita, os dados da mesma ficam unicamente armazenados no telefone, não havendo assim qualquer tipo de partilha com a Apple ou outra empresa.

Artigo elaborado por: João Pedro e André Fonseca.

0 comentários