iMigrei- E Agora?! Parte 7 – As novas Notas

E cá estamos de volta para ajudar os nossos estimados leitores a tirarem o máximo de partido dos seus dispositivos iOS.
Quantas vezes vos aconteceu terem uma ideia num determinado momento, ou quererem apontar algo para tratar mais tarde? Por norma, existe o hábito de apontar num papel, que sempre está “à mão”…

Tendo um iPhone, iPad ou iPod Touch, isso deixa de fazer tanto sentido, pois a aplicação Notas é exactamente o que precisamos e é repleta de funcionalidades que facilitam e enriquecem o seu uso no nosso dia-a-dia. 
Além disso, fica-se com a certeza que tudo o que é preciso está salvaguardado. Já com os papéis, não é assim tão certo, como bem sabemos.

Com a chegada do iOS9, esta app recebeu uma atualização repleta de novas funcionalidades para a edição das notas. Com este artigo pretendemos apresentar-te todas as novas, e anteriores funcionalidades que são possíveis usar nesta magnífica app. Verás como é simples e intuitivo!

Criação de Pastas

De forma a ser mais prático procurares o que pretendes, em determinados momentos, pode ser muito conveniente a criação de pastas para guardares notas sobre um determinado tema mais específico.
Assim sendo, é só clicares em “Nova Pasta”, localizado no canto inferior direito, e dar o nome mais adequado, como se visualiza na seguinte imagem:

IMG_0927

Criação de Notas

Organizadas as pastas à tua medida, estás assim apto a escrever as tuas Notas, de forma a não “perderes” nenhuma ideia que te tenha surgido a meio do dia, mas que só pode ser tratada mais tarde.
Dentro da pasta em questão, toca no símbolo localizado no canto inferior direito para começar.

FullSizeRender

Para um melhor uso das Notas, com esta atualização, é através do ícone “+” , que podes aceder ás novas funcionalidades da aplicação.

Criar Lista de Tarefas

Esta é uma das novas funcionalidades desta aplicação. Não sendo nada de surpreendente, torna-se bastante útil no desenvolvimento de por exemplo, uma básica lista de compras.

Para a criação da mesma, basta selecionares o conteúdo pretendido, e de seguida pressionares o checklist presente no topo do teclado/trackpad do dispositivo móvel.

IMG_0915 (1)

Alterar Formatação do Texto

Para a edição de qualquer tipo de texto, ou nota, por vezes é necessário fazer sobressair algum tipo de conteúdo. É para isso que serve a “Formatação”. Através da mesma, é possível personalizar o texto , tal como nos programas de edição mais conhecidos (Pages, Word etc…) Nesta funcionalidade, é possível alterar a forma em que o texto se apresenta, e transforma-lo por exemplo num título, e corpo de textos normal, ou, simplesmente dividi-lo em várias alíneas.

IMG_0926

 

Adicionar Desenho à Nota

Não há nada melhor do que podermos desenhar numa nota, não é? Pois é, agora isso já é possível no Notas!

Basta selecionares a opção no menu “+“, e começar a desenhar!

IMG_0917

Com certeza que já reparaste que após selecionares a opção desenho, te aparece um menu bastante simples para personalizares o mesmo. Podes então, mudar o estilo da “caneta”, mudar a côr da mesma, adicionar uma régua ao desenho (para fazeres esboços mais precisos), ou simplesmente usar a borracha para apagar alguma coisa.

Dita as tuas notas para o iPhone – “Escreve” usando a tua voz

IMG_0919

 

Dentro do iOS tens um sistema de reconhecimento de voz que pode ser usado em várias aplicações, tais como as mensagens mas também as Notas. Para tal, basta tocares no pequeno microfone que existe ao lado da barra de espaços e começar a falar, literalmente, para o teu dispositivo.

 

Verás que o teclado será substituído momentaneamente por um “sistema de escuta“. Assim que terminares, basta clicar em “OK”, localizado na zona inferior do ecrã.

Verás o quão preciso este sistema é, pois não te irás deparar com os típicos erros de transcrição de voz para escrita, a que estamos habituados a ver noutros lados.

IMG_0920

Já tens apontado tudo o que precisavas? Então é só clicar no “OK” localizado no canto sup direito da janela.
Se mesmo assim, procuras uma forma mais rápida e prática de fazer tudo isto, podes sempre pedir à Siri uma ajudinha, tal como já foi explicado neste artigo.

Imprime as tuas notas – Guarde em papel

Sabemos que por vezes, é mesmo necessário ter em papel determinadas anotações. E como é com fácil imprimir com o iOS!

Actualmente já há muita gente que tem impressoras com AirPrint, que são basicamente aquelas com Wi-Fi incorporado que permitem impressões, sem a exigência de termos cabos ligados á fonte de onde pretendemos imprimir algo.
Caso tenhas um equipamento destes, então imprimir uma nota é verdadeiramente prático e sem complicações.

Apenas precisas de abrir uma nota e usar a opção Partilhar (canto superior direito). Escolher a opção “Imprimir”, seleciona a impressora e o número de cópias pretendidas e clica em “Imprimir” desta vez no caso superior direito. Fácil, não é?

IMG_0922

  • Partilhar Notas

São muitos os casos em que escrevemos uma nota e precisamos de a partilhar com alguém, e a melhor forma é enviando através de uma mensagem de texto ou por e-mail. Mas existem outras opções que dependem também de determinadas aplicações que possamos ou não ter instaladas (por exemplo, o Facebook).

Para partilhar uma determinada anotação, basta abrires a nota pretendida e selecionar o botão de partilha (localizado no canto superior direito). Podes tomar como exemplo a partilha de uma nota por e-mail: o conteúdo da nota será colado sempre no topo do corpo do e-mail, por predefinição. Basta agora introduzires o e-mail de destino, como fazes habitualmente, e já está!

IMG_0923

Nota importante:

Por muitas formas que existam de partilhares as tuas Notas, elas ficam sempre guardadas na aplicação. Não tens que te preocupar com a possibilidade de as perder, pelo facto de teres enviado uma determinada nota para alguém.

Sincronize as Notas com o iCloud

Para teres as tuas notas sempre disponiveis em todos os dispositivos, a tarefa torna-se mais fácil com o iCloud associado. Para isso, basta seleccionares o ícone notas no separador “iCloud” , presente nas definições do dispositivo.

FullSizeRender2Depois de ativada a função, podes então aceder á notas no teu Mac/PC, ou em outro dispositivo iOS.

O 3D Touch nas notas

Com a nova tecnologia de pressão inclusa nos novos iPhones, algumas das apps do sistema ficaram a ganhar com esta nova funcionalidade. A app notas não ficou de fora, tendo sido uma das contempladas pelas listas de atalhos do 3D Touch. É através dessa lista de atalhos que se torna possível criar uma nota rapidamente, sem teres de entrar na app, como acontecia anteriormente.

FullSizeRender

No que respeita à interação da app com a nova tecnologia de pressão, esta também se mostra bastante útil, possibilitando a pré-visualização das notas, ou sugerindo atalhos de utilização como: Partilhar, mover a nota para outra pasta, ou apagá-la.

IMG_0083

 

Nota final:

Com esta atualização, Notas demonstra ser uma aplicação com bastantes benefícios na vida dos utilizadores, sendo que as suas novas funcionalidades mostram-se bastante relevantes  num uso mais intensivo da aplicação.

Artigo elaborado por : João Pedro Moreira  e André Fonseca.

0 comentários