Google faz frente à Apple com a app Classroom

Discretamente, e de uma forma quase silenciosa a Google está a enfrentar a Apple ao aumentar a sua família de aplicações. Como? Com o Google Classroom, uma app que vai fazer frente às funcionalidades direccionadas para a educação lançadas com o iOS 9.3 da Apple.

Enquanto a Apple possui as suas restrições quanto à disponibilidade pública das funcionalidades para a educação, a Google ganha terreno ao disponibilizar aquilo que aparenta ser um concorrente à altura, o Google Classroom promete marcar a diferença ao compatibilizar esta app com iOS e Android. Algo que a funcionalidade da educação para iPad apenas é compatível com os dispositivos da marca.

Mas o que é isto do Classroom da Google?

Não passa de uma simples app que vai mudar e facilitar em muito a comunicação entre alunos e professores. Mas não só, será uma mais valia para os docentes, pois esta aplicação permite que com um iPad seja criada uma turma em formato digital, abolindo assim a existência dos “livros de ponto”. Para além de facilitar a vida dos professores e dos alunos, o Classroom também foi desenvolvido com o intuito de poupar tempo com o seu meio de comunicação inovador entre os dois lados. Vamos imaginar que durante um trabalho, já em casa, o aluno fica estagnado com uma dúvida. Porque esperar pelo dia seguinte para perguntar ao professor em questão? A comunicação é extremamente fácil e instantânea com a nova app da Google.

O Google Classroom veio aumentar a família das aplicações da própria Google direccionadas para a educação, actualmente existem:

  • Gmail;
  • Drive;
  • Calendar;
  • Vault;
  • Docs;
  • Sheets;
  • Slides;
  • Sites;
  • Hangouts.

A esta lista juntou-se o Classroom, aumentando o leque de aplicações que a Google considera como essenciais para a educação.

As funcionalidades desta aplicação são interessantes, deixando-nos tristes por não existirem estas facilidades no “nosso tempo”. Tudo o que o aluno esteja a fazer nas apps acima mencionadas é guardado automaticamente na Drive para não se perder. A partilha de pastas com conteúdo entre alunos e professores é uma realidade e fácil de praticar, para além de ser imediata.

Mas esta aplicação pode ser o pior pesadelo para alguns alunos, os professores conseguem em tempo real monitorizar todos os trabalhos de todos os alunos. O professor vai conseguir ver quem terminou os trabalhos, corrigir e até avaliar os mesmos tudo com o Classroom!
A Google preocupa-se com a segurança dos dados dos alunos, portanto esta é uma app livre de publicidades de terceiros. É uma aplicação sem qualquer tipo informações adicionais para além daquelas para que foi desenvolvida.

A aplicação é gratuita na App Store mas só podemos tirar proveito dela se possuirmos uma conta direccionada para a educação, a qual tem de ser aprovada pelo estabelecimento de ensino, e como todas as aplicações da Google está disponível para português.

Antes de terminar, vamos apenas relembrar que a Apple melhorou de forma significativa a sua própria aplicação do Classroom, com o lançamento da versão final do iOS 9.3. A aplicação da Apple permite ao docente executar todas as funções acima descritas na aplicação da Google, mas de uma forma visualmente mais agradável, intuitiva e com controlo em tempo real daquilo que cada aluno está a fazer no seu iPad.

0 comentários