Google anuncia Chrome para iPhone e iPad

O Chrome chegou ao iOS. Depois dos recentes lançamentos, a Google aproveitou também a sua Developers Conference para anunciar e desde logo disponibilizar a primeira versão do seu browser para iPhone, iPad e iPod touch.

No entanto nem tudo são boas notícias. Devido às políticas extremamente restritas da Apple, todos os browsers alternativos no iOS tem que recorrer ao UIWebView para processar o conteúdo HTML. Em oposição ao Safari, que utiliza a tecnologia Nitro da Apple, o carregamento das páginas no Chrome será certamente mais lento sobretudo em páginas com uso intensivo de JavaScript.

Contudo o browser da Google possui outros argumentos. O seu ambiente e design, a que muitos já estão habituados, e sobretudo as novas funções de sincronização entre dispositivos, permitem que por exemplo um utilizador que possua um PC, um smartphone Android e um iPad possa finalmente ter uma experiência de navegação totalmente sincronizada.

Assim sendo, o timing deste lançamento não será de todo aleatório, uma vez que surge como um importante reforço à mensagem que a Google está a difundir durante o seu evento, anunciando o Chrome como o browser mais popular do mundo.

Neste contexto, uma intrigante dúvida não deixou de invadir os meus pensamentos: sabendo nós como era Steve Jobs, será que, se ele ainda estivesse ao leme da Apple, o Chrome para iOS veria tão cedo a luz do dia?

Download: iTunes Store

0 comments