Flipboard 2.0 facilita a criação de revistas digitais

A App Flipboard sempre foi uma app que me fascinou, e que me fez dizer que, apenas por si só já quase justificava a compra de um tablet. O conceito é simples, pegar nos conteúdos existentes na internet, e apresentá-los sob a forma de uma revista digital, sempre actualizada (e sem ficarmos presos às edições “proprietárias” de cada jornal ou revista em apps dedicadas).

 

Com a nova versão 2.0 do Flipboard, esse conceito é levado ainda mais longe, ao facilitar a criação de revistas digitais (ainda mais) personalizadas. Isto é, em vez de navegarem apenas pelos tópicos ou feeds RSS que tiverem adicionado, poderão também criar “revistas” a partir de pesquisas, que poderão manter em edições privadas ou partilhadas. Isto abre todo um novo mundo de possibilidades: por exemplo, a criação de uma revista flipboard sobre um tema que vos interesse, e que possam partilhar com um grupo de amigos igualmente interessados na mesma coisa.

Passamos a ter também  um bookmarklet que permite transformar qualquer site numa versão com “páginas” à Flipboard.

flipboard iclub 2.0

E mais interessante ainda: o Flipboard passa a ter comentários. Uma opção bastante curiosa, uma vez que ainda no passado não muito distante tivemos a polémica do Google ter retirado essa funcionalidade do (agora quase extinto) Google Reader. O Flipboard não parece estar preocupado com as implicações de os seus utilizadores poderem passar a discutir os artigos dentro do próprio flipboard, sem nunca porem os pés nos sites originais… e isso parece-me que será algo que mais tarde ou mais cedo irá ser novamente ponto de discussão.

Para além, disso há outras novidades, como a integração com o Facebook Open Graph, interface ligeiramente remodelado e permitindo acesso e navegação mais rápida, etc.

Enfim… tudo aquilo que o Google Currents deveria ter; mas que da forma que as coisas estão, melhor é que esteja a ser feito por uma empresa que se mantenha independente. (E em todo o caso, por muito que eu goste do Flipboard… é preciso entender que não é alternativa ao Google Reader – são ferramentas com objectivos diferentes).

Download: Flipboard

Preço: Gratuito
Categoria: Notícias
Actualizado: 27/03/2013
Versão: 2.0
Tamanho: 9.7 MB
Idiomas: Português, Chinês, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Espanhol
Programador: Flipboard, Inc.
© 2010-2013 Flipboard Inc.
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior. Esta app está optimizada para iPhone 5.

0 comments