Fleksy – Processador de texto para invisuais

Escrever. Este é, sem grande margem para erro, o principal uso que damos aos nossos gadgets. Mesmo nos telemóveis, cuja finalidade principal é fazer e receber chamadas, hoje em dia, com os smartphones e as aplicações existentes, os mais recentes estudos demonstram que escrevemos muito mais do que falamos. E é algo tão natural e intuitivo, que já decoramos a posição das teclas e conseguimos escrever sem olhar para o teclado.

Mas, e para quem tem deficiência visual? Foi a pensar nestes utilizadores que empresa Syntellia idealizou e concebeu a aplicação Fleksy. Esta ferramenta de introdução de texto vem revolucionar a forma como pensamos na acessibilidade em dispositivos móveis.

A tecnologia utilizada é tão inovadora, que a empresa submeteu um pedido de patente, ainda a aguardar parecer. A Syntellia está a trabalhar diretamente com a Apple e, pela primeira vez, os utilizadores cegos ou com deficiência visual podem, de uma forma fácil e rápida, introduzir texto no seu iPad ou iPhone, sem a necessidade de recorrer a hardware adicional. Mais: segundo os criadores, o utilizador pode não acertar em nenhum caracter e, mesmo assim, o software reconhece o texto.

A aplicação permite que o texto digitado seja enviado como SMS ou como um e-mail, permitindo ainda copiar o texto para o usar em outra aplicação.

Uma vez que ainda aguarda a aprovação da patente, a aplicação ainda não se encontra disponível para download, mas se quiserem saber mais podem ver este vídeo de apresentação:

0 comments