Fazer Zoom no Google Maps só com um dedo

Não é fácil apercebermo-nos do quanto alguns interfaces “touch” não são muito práticos… até ao momento em que somos obrigados a usá-los com uma só mão. Veja-se o caso do Google Maps, que muito útil é para nos ajudar a saber onde estamos, mas que para fazer zoom in/out depende do pinch-to-zoom com dois dedos (ok, também é possível activar os botões de zoom manuais com “+/-“).

O pinch to zoom é bastante prático de usar quando se usam as duas mãos, mas se imaginarem que vão a caminhar pela rua, debaixo de uma chuvada intensa, a segurar um guarda-chuva na outra mão… o zoom in/out depressa se torna num obstáculo à navegação. Não seria bom se fosse possível controlar o zoom com apenas uma mão? A verdade é que tal já é possível… e a resposta está mesmo “debaixo do dedo”.

Se pousarem um dedo sobre o ecrã e o deslizarem, irão arrastar o mapa; mas se fizerem um duplo toque, mantendo o dedo pressionando da segunda vez, passam a poder fazer zoom in/out com um só dedo. Esta técnica funciona tanto no Google Maps para iOS como para Android, e sem dúvida que será útil da próxima vez que tiverem que passear pelos mapas dependendo apenas de uma mão.

0 comments