Facebook Paper: Leitura e partilha de histórias do Facebook

O Facebook tem-se reinventado e oferecido aos seus utilizadores formas cada vez mais originais e únicas de partilhar conteúdos. Não se limita às plataformas web e tem disponíveis várias aplicações para dispositivos móveis, para que esta rede esteja sempre acessível e os seus utilizadores sempre capazes de interagir com os seus contactos.

Foi hoje apresentada mais uma novidade do Facebook, o Paper. Esta aplicação reinventa de forma fantástica a maneira como acedemos aos conteúdos que connosco são partilhados.

Facebook Paper

Os rumores da chegada desta aplicação têm já vários dias e davam conta de que seria apenas uma forma do Facebook dar acesso às histórias que os utilizadores partilham entre si, sem que no entanto tivesse sido adiantado muito mais informação.

A verdade, e a ver que pelo que o Facebook apresentou hoje, o Paper é muito mais do que uma simples aplicação para esse propósito. É uma forma completamente diferente de termos acesso aos conteúdos que partilham connosco no Facebook, com uma interface completamente renovada e muito diferente do que é habitual.

O Paper dá-nos acesso às histórias partilhadas, mas também a outros conteúdos que podemos personalizar e que vão estar disponíveis fora do nosso Feed de Noticias pessoal.

Cada história poderá ser vista de forma completa e sem distrações, podendo as imagens e os vídeos partilhados serem vistos em ecrã inteiro e sem qualquer distração. Mesmo as imagens de grandes dimensões vão poder ser vistas por inteiro, mas com o detalhe que oferecem e sem serem minimizadas. Bastará rodar o iPhone para os lados para que se vejam o resto da imagem.

facebook paper

A apresentação dos conteúdos, histórias e partilha de fotos é feito de forma simples, podendo o utilizador visualizá-los com um simples passar de dedo.

Ao escolher uma história em particular, esta será aberta na totalidade do ecrã e poderá ser feito scroll para aceder ao conteúdo na totalidade.

Claro que, e esta é uma pedra basilar das aplicações do Facebook, podemos facilmente partilhar todos os conteúdos que recebamos, mais uma vez de forma simples e perfeitamente integrada.

Na parte das secções personalizadas, o utilizador terá ao seu dispor vários temas que vão ser ajustados aos seus gostos, podendo estes serem activados e reorganizados no Paper com um simples arrastar.

Os conteúdos dessas secções não vão ser automatizados, tendo o Facebook equipas de escolha de temas e de artigos a serem apresentados.

O Facebook aposta muito nesta sua nova aplicação e pretende que esta passe a ser o ponto de acesso preferencial nos dispositivos móveis.

A sua imagem faz lembrar em muito o Facebook Home, mas desta vez adaptado aos dispositivos com iOS, e com uma interface ainda mais apurada e mais atraente.

O Facebook Paper não está ainda disponível para instalação. Será lançado no dia 03 de Fevereiro e apenas nos Estados Unidos. Apesar de não haver informação precisa, é esperado que seja disponibilizado para o resto do Mundo de seguida.

Desta vez o Facebook criou uma aplicação que será, para já, exclusiva do iPhone. Não existem indicações da existência de uma versão para Android.

Mais uma vez o Facebook procura reinventar-se, dando as ferramentas certas para os seus utilizador acederem aos conteúdos que aí são partilhados.

O Paper promete ser uma pequena revolução, focada desta vez nas histórias que partilham connosco, removendo todo o “lixo” que nos impede de aceder ao que é realmente interessante.

Homepage: Facebook Paper

Texto de Pedro Simões. Para o iClub / Pplware

0 comments