Facebook lança Paper para iPhone

Na passada 5ª feira, o iClub já tinha anunciado a nova aposta do Facebook, a aplicação Paper para dispositivos móveis. Na segunda feira, ela foi disponibilizada para iPhone, na App Store americana, devendo estar em breve disponível nas restantes lojas, assim como para a plataforma Android.

O Facebook finalmente fez com que houvesse consenso entre a maioria dos utilizadores. A aposta foi forte no que toca à renovação de toda a experiência de utilização que o utilizador tem ao navegar na rede social. Desde o modo de apresentação dos posts, aos feed curados, aos perfis, etc. Tudo é diferente e funciona de um modo diferente, para melhor.

 

paper01

 

Embora faltem alguns pormenores, como o facto de ainda não permitir a criação de eventos ou mesmo convidar amigos para um evento já existente, esta App é uma boa candidata a substituir a aplicação principal do Facebook.

Mas, a aplicação Paper não está sozinha na App Store. A startup FiftyThree desde março de 2012 que tinha lançado uma aplicação também de nome Paper, disponível para iPad, que chegou mesmo a ganhar vários prémios, como o Best App of the Year, AIGA, IxDA, Communication Arts e da revista TIME. Na segunda-feira passada, a startup publicou um anúncio em que pedia ao Facebook para alterar o nome da aplicação que tinha acabado de lançar. Pedido esse que acabou recusado. A história para já ainda não tem um final à vista, por isso, resta-nos esperar então pelo próximo passo da pequena stratup Nova Iorquina ou mesmo ver se o Facebook surpreende tudo e todos alternando o nome da aplicação antes do seu lançamento global.

 

paper02

 

Outras críticas que têm sido publicadas tem a ver com as parecenças que o Paper (do Facebook) apresenta com a aplicação bastante conhecida Flipboard. Desde o design em formato de grelha até a ambas as aplicações facultares timelines curadas, embora em número de temáticas diferentes.

0 comentários