Facebook introduz Home

Os rumores que circulavam acerca do Facebook produzir um smartphone terminaram do dia 4 de Abril com a apresentação do Home. Ao contrário do que muitos pensavam não se trata de um novo modelo de smartphone mas sim uma nova interface para alguns dispositivos Android.

Assim o Home assenta numa profunda integração dos diferentes serviços do Facebook no sistema operativo Android retirando o foco das aplicações individuais e procurando apresentar uma experiencia social mais imediata.

Na prática as principais alterações encontram-se no lockscreen. Quando o ecrã é ligado é apresentado ao utilizador o seu feed de noticias que é navegável sem chegar a desbloquear o ecrã. Outra novidade é a possibilidade de utilizar o chat do facebook sem ter de sair da aplicação que esta a ser utilizada no momento. No fundo do ecrã há a foto do utilizador que funciona como o botão home do iOS e que também serve para aceder a gaveta de aplicações, abrir o facebook chat e aceder as definições. Outras alterações passam por alguns ajustes no sistema de notificações. Resumidamente trata-se de uma skin que procura reinventar a interface Android e assim diferenciar-se da concorrência.

Facebook Home estará disponível nos Estados Unidos da América a partir do dia 12 de Abril para o Samsung Galaxy S III, S 4, Note II, HTC One e One X+. Quando questionado sobre a possibilidade do Home chegar ao iOS o Facebook respondeu que a natureza fechada do sistema operativo da Apple tornava difícil essa operação.

0 comments