Faça com que o iPhone/iPad leia para si

Uma funcionalidade pouco utilizada nos dispositivos iOS, e que poderá ser de especial utilidade para quem tem dificuldades visuais, é a opção de enunciar texto. É portanto possível fazer com que o iPhone/iPad leia “em voz alta” um excerto de texto por si definido.

Para poder utilizar esta função, será primeiro necessário fazer a sua ativação:

  1. Vá às Definições e aceda ao separador Geral
  2. No fundo da lista, irá encontrar a opção Acessibilidade
  3. No separador Acessibilidade ative a função “Enunciar seleção“, e escolha a velocidade à qual será enunciado o texto.

Após ativar esta função, ao selecionar texto em alguma alguma aplicação, como o Safari, Notas, ou iBooks, aparecerá um menu com a menção “Falar“, ao escolher essa opção o iPhone/iPad irá começar a “ler” o texto selecionado, notará que nesse momento irá surgir um novo botão com o nome “Pausar” que permitirá interromper a leitura.

Ao que nos foi possível apurar, o sistema de voz do iOS usará as línguas existentes no menu “Teclados” do separador “Internacional” para redigir o texto (o separador “Internacional” fica imediatamente acima do separador “Acessibilidade”). Poderá ser necessário aceder a uma aplicação na qual esteja disponível o teclado, e trocar o idioma do mesmo através de um toque prolongado sobre a tecla “Internacional” (ícone com um globo), para que o iPad faça a “leitura” na língua que realmente pretende.

[divider]Pub.
[divider]

0 comentários