Faça apresentações como Steve Jobs

Saber falar em público é uma competência cada vez mais apreciada na maior parte das áreas laborais. Na lógica cada vez mais colaborativa em que funcionam as empresas, a capacidade de comunicar bem as ideias que se tem é essencial para se fazer a diferença. Não será por acaso que 70% dos trabalhadores dizem que saber fazer uma boa apresentação é uma competência crítica para o sucesso do seu trabalho. De facto, estamos numa altura em que, cada vez mais frequentemente, se recorre a apresentações em meios profissionais. A Microsoft estima que, só em apresentações feitas em PowerPoint, haja mais de 30 milhões todos os dias.

Neste contexto, não deixa de ser estranho que falar em público continue a ser recorrentemente listado como o maior medo generalizado de homens e mulheres (maior do que o medo de aranhas e mesmo da própria morte). É estimado que 3 em cada 4 pessoas sofra de ansiedade perante a perspectiva de falar em público.

tumblr_inline_nlvwwlVFQb1r66iep_500

A verdade é que, frequentemente, assistimos a apresentações monocórdicas e chatas, em que o orador lê quase integralmente o conteúdo dos slides, quase não olha para a assistência, enche os slides de informação, com letras pequenas e cores difíceis de ler. Talvez por haver tantas más apresentações, mais de 40% dos trabalhadores prefere ir ao dentista a assistir a uma apresentação.

Por outro lado, não é incrível quando estamos perante um orador que consegue cativar e envolver o público ao longo de toda a apresentação? Como será que o conseguem? Da análise de discursos feitos por grandes oradores podem identificar-se padrões que nos ajudam a comunicar cada vez melhor. Contar histórias, passar muito tempo a preparar a apresentação, fazer bom uso da linguagem corporal e cingir a mensagem ao essencial são os conselhos mais repetidos.

Se queres saber mais sobre o que têm os grandes oradores, como Steve Jobs, a ensinar-nos, não percas a oportunidade de participar no curso do Factory Braga, de 22 a 23 de Abril. Aproveita ainda o desconto de 20% que receberás se referires que soubeste do curso pelo iClub no momento da inscrição.

0 comments