Ex-Genius Bar dá dicas para otimizar a bateria do iPhone (iOS 7)

Um ex-funcionário da Apple que trabalhava no Genius Bar da Apple Store elaborou uma lista com algumas dicas para os utilizadores de iPhone reduzirem o consumo de bateria.

No entanto convém reforçar o seguinte. Normalmente quando sai uma atualização do iOS, sobretudo quando é uma versão nova (do iOS 6 para 7, por exemplo), a bateria é uma das principais queixas que surge nos fóruns online. Contudo e como é normal, quando uma nova versão sai, o utilizador gosta de explorar ao máximo a nova versão e descobrir todas as suas potencialidades. Assim, como o utilizador começou a fazer uma utilização do iPhone mais intensiva, a bateria, claro, dura menos mas não pelo facto de ser um bug da nova versão, apenas o nível de utilização é que aumentou.

Assim, passemos ao que realmente importa – DICAS!

1. Verificar o consumo de bateria

Existe um menu no iOS que nos indica o tempo que o iPhone está em Utilização e Em Espera. O normal é que o tempo Em Espera seja bastante superior que o tempo em Utilização. Caso isso não aconteça (valores próximos um do outro), então a sua bateria poderá ter um problema. Para tirar as dúvidas, deverá fazer o seguinte:

  • Ligue o cabo USB ao iPhone e carregue a bateria completamente. Quando estiver 100%, o tempos de Utilização e Em Espera deverão ser 0. Desligue o cabo USB e conte 5 minutos. Após esse tempo, vá a Definições-Utilização e verifique se o “Tempo desde que a bateria foi carregada” regista 0 minutos de Utilização e 5 Em Espera. Se assim não for, então a sua bateria poderá apresentar problemas.

tempo bateria

 2. Configurar o Facebook

A app do Facebook é um dos principais inimigos da bateria do iPhone. Para “combater” o consumo de bateria desta app deverá fazer o seguinte:

  • Ir a Definições-Privacidade-Serviços de localização e desligar o Facebook, conforme nesta imagem.

facebook

 3. Desligar atualizações em 2º plano de app que não usa

Com o iOS 7 deixamos de ter a necessidade de atualizar manualmente as apps sempre que sai uma versão nova, uma vez que o próprio iOS atualiza-as automaticamente e isso, claro, consome bateria. No entanto para apps que não utilizamos, não é necessário que esta opção esteja ativa. Para desligar, basta fazer o seguinte:

  •  Ir a Definições-Geral-Atualizações em segundo plano e desligar todas as apps que não utilizamos, como neste exemplo.

2 plano

No limite, se não precisamos mesmo de usar uma app, o melhor é mesmo desintalá-la, claro.

 

4. Não fechar apps no multitarefa

Segundo este ex-funcionário, é um mito o facto de apps abertas em segundo plano consumirem bateria. Noutros OS isso é verdade, como o Android mas no iOS a gestão de apps abertas é feita de modo diferente. Essas apps ficam num estado “congelado” o que reduz bastante o consumo de bateria.

Por causa desta ideia errada, há pessoas que passam a vida a fechar as apps abertas. No entanto, a multitarefa do iOS tem a vantagem de guardar os dados dessas apps na memória RAM, o que acelera o processo de voltar a abrir uma app. Se estivermos sempre a fechar as apps para depois voltar a abri-las, isso fará com que o sistema tenha que carregar completamente a app, consumindo mais processamento e assim, mais bateria do que se o sistema apenas precisa-se de aceder à RAM do aparelho. Assim, deverá apenas fechar as apps que realmente não irá utilizar em breve.

5. Desligar notificações que não precisa

As notificações do iOS, em grande volume, consomem bastante bateria. Para desligar aquelas que não precisa, deverá fazer o seguinte:

  • Ir a Definições-Central de notificações e não só retira-las da Central como também desligar todas as opções, como esta imagem.

notificacao

0 comments