Evernote: um utilitário obrigatório

Os iDevices são um excelente sítio para tirar apontamentos e o iOS disponibiliza uma app nativa para isso mesmo. No entanto a app Notas tem funcionalidades algo limitadas. Uma alternativa é a Evernote.

Este excelente utilitário dispõe de um variado leque de ferramentas que expande as potencialidades dos iDevices e torna-os mais uteis no dia-a-dia. Para utilizar a Evernote é necessário criar uma conta e existem várias opções: para os utilizadores mais casuais a versão gratuita será suficiente mas uma utilização mais intensa vai requerer uma conta premium.

Uma vez criada a conta é possível começar a tirar proveito da aplicação, ou seja, criar notas. Estas podem conter texto, imagens e clips áudio. É ainda possível anexar vários tipos de ficheiros tais como .pdf, .doc, .ppt etc. O texto das notas é altamente personalizável permitindo criar, por exemplo, checklists e é ainda possível consultar detalhes como a geolocalização da nota, a data etc.

Uma função bastante interessante é o facto da app sugerir o título para a nota baseando-se na localização, nos eventos do calendário ou nas apps a correr no iDevice. Um exemplo disto é o utilizador estar a ouvir um podcast. Ao abrir a Evernote, a app automaticamente sugere para título da nota o nome do podcast a ser reproduzido.

Para facilitar a organização existe a opção de agrupar as notas em diferentes notebooks. Isto é particularmente útil quando existem várias notas relativas a diferentes temas. A partir do momento em que a nota está criada a app sincroniza-a com todos dispositivos que estejam associados a conta do utilizador sendo mesmo possível consultar utilizando um browser (para os dispositivos que não disponham na app).

Adicionalmente é possível partilhar notas pelo Facebook, Twitter e e-mail.
A interface é simples e clara, a app é rápida e o processo de sincronização é também rápido e automático.

Por tudo isto a Evernote é um utensílio excelente para arquivar, organizar e partilhar informação recorrendo aos iDevices.
[divider]

Download: iTunes Store
Preço: Gratuito

Categoria: Produtividade
Actualizado: 24 de Ago de 2012
Versão: 4.4
Tamanho: 15.5 MB
Idiomas: Português, Catalão, Chinês, Croata, Checo, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Indonésio, Italiano, Japonês, Coreano, Malaio, Polaco, Romeno, Russo, Espanhol, Sueco, Tailandês, Turco, Vietnamita
Programador: Evernote © Evernote Corporation 2012
Classificação de 4+

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

0 comments