Entrevista a João Martins, criador do Niiiws

O Niiiws, um agregador das notícias mais relevantes do dia para iPad, surgiu em grande parte da equipa da muchBeta, enquadrado no projecto GeeksLab na Afurada. A liderar a equipa está João Martins, CEO da muchBeta, que encabeçou o desenvolvimento desta nova aplicação que é já um sucesso em Portugal e no Reino Unido.

João Martins: A muchBeta propôs, há um ano o projecto GeeksLab para que mais gente viesse para a Afurada pensar e desenvolver projectos webcom a nossa ajuda.
O Niiiws surge desse encontro de pessoas, pelo que é um projecto novo, independente e se deverá tornar uma startup por si própria … não sendo por isso um produto da muchBeta que tem no seu core business o desenvolvimento de soluções empresarias em modelo Software as a Service (SaaS)

Qual foi o clique para a criação do Niiiws?
No âmbito do GeeksLab, fui eu próprio que propus o desenvolvimento de uma solução para iPad como solução para o meu problema diário para ver rapidamente as notícias mais importantes da imprensa nacional.
Estava já em crer que seria o problema de muitos e em qualquer país e, pelo que têm dito e usado a aplicação parece que estavamos certos.

Com tanta diversidade de aplicações de agregação de notícias, porquê fazer mais um agregador?
Porque o Niiiws é diferente. Não vai buscar as notícias todas, nem de todas as fontes e muito menos de toda a internet.
Vai só aos que consideramos os principais meios da imprensa nacional, e isto em cada país, buscar aquelas que nas redes sociais são depois as notícias mais badaladas pela comunidade me geral.
Assim tem as fontes fechadas e é entregue num modelos fixo de secções. Não é para ter tudo mas tão só o melhor do destaque diário.
Faz exactamente aquilo que queríamos que fizesse, permitindo ainda alguma personalização ao nível, essencialmente, dos temas … mas só isto.

Como foi a experiência de desenvolvimento de uma aplicação para iPad?
Foi impressionante. Há algum tempo que debatíamos a pertinência, o funcionamento e o que seria a aplicação. Quando decidimos avançar, fizemo-lo com uma equipa mínima e altamente competente em cada área de competências necessárias e fizemo-lo em tempo record, exactamente como a queríamos. De repente, não tínhamos só a versão “piloto” portuguesa mas logo outras em desenvolvimento para sentirmos melhor a sua pertinência noutros países. Uma ideia simples mas redonda, com uma equipa excelente, apenas preocupada em executar na prefeição .. deu nisto.

Como correu o vosso processo de submissão à App Store?
Melhor do que o que se podia esperar. Se não estou em erro, a primeira app submetida, a portuguesa, foi aprovada em 8 dias.
Estavamos com alguma apreensão em relação à submissão de várias apps similares para os diversos países mas tem sido sempre, mais coisa menos coisa, um processo claro e célere.

Qual é o próximo passo para o Niiiws?
Serão vários passos em várias frentes, sendo as principais: o lançamento de novas versões nacionais, a próxima será a francesa, que está impecável, diga-se :). A disponibilização, para respondermos a inúmeros pedidos, para iPhone e estudar a possibilidade de uma oferta para windows8.

Existe alguma intenção de monetização com o Niiiws?
Sim, claro. E tem várias possibilidades e modos de o fazer, mas de momento queremos focar-nos em ter mais versões e mais gente a usar. Lá iremos em breve.

Quais foram os desafios na criação da muchBeta?
Esses foram grandes e continuam a sê-lo … são-no há 4 anos! Desenvolver software web para empresas num modelo de negócio diferente e com soluções diferenciadas não é tarefa fácil para implementar nem disponibilizar, principalmente a partir da Afurada, mas cá continuamos na nossa árdua tarefa, acho que já nos vão conhecendo. 😉

Há planos para novas aplicações?
Há sempre ideias mas cada vez mais tentamos que só sejam planos no dia antes de começarem a ganhar forma. Se calhar já temos é aplicações a mais. 😉

Quais as ferramentas de harware e software que mais usam na muchBeta?
Usamos essencialmente ferramentas web para termos tudo acessível onde quer que estejamos … é também isso que vendemos. Usamos servidores também eles fora, na dita cloud, e tudo o que nos puder ajudar a fazer melhor, mais rápido e preferencialmente com menores custos.

Como é fazer parte de uma empresa como a muchBeta?
É uma honra e um privilégio. Uma honra pelas pessoas e empresas com quem temos trabalhado ao longo destes anos e pelos projectos que temos tido a capacidade de desenvolver. Um previlégio pelo sítio, aqui em cima do Douro a olhar o mar, e pela liberdade criativa que temos conseguido manter nesta área onde tudo está a acontecer mas também a começar. Nem tudo tem sido flores, nem fácil mas, não fazendo tudo tal e qual, se fosse hoje, não queria ter estado noutro projecto durante todo este tempo.

Que conselhos dás a quem queira desenvolver aplicações para Mac e iOS?
Que sejam muito prácticos e directos. Que não compliquem. Que resolvam uma necessidade da forma mais fácil possível, que façam algo que funcione de imediato sem necessidade de ler as instruções e bonito de preferência! Que ofereçam algo que seja usado sistematica e habitualmente pelo público a que se dirige.

Obrigado pela disponibilidade.
Nós agradecemos o interesse e o apoio ! É bom ter em Portugal quem reconheça e divulgue o trabalho que por cá se faz!
Continuação de bons projectos para vocês todos também 😉 Obrigado.

0 comentários