Encriptação dos iPhones no Reino Unido está em perigo

A privacidade dos utilizadores é, cada vez mais, uma imagem de marca da Apple no que diz respeito aos seus softwares. Prova disso é o facto de, ainda no final do mês passado, a empresa ter afirmado que irá impossível aceder ao conteúdo de dispositivos que tivessem passcode e iOS8 ou mais recente.

No entanto, e de acordo com o Telegraph, isto poderá estar prestes a mudar no Reino Unido com uma lei que poderá ser aprovada brevemente. A nova “Investigatory Powers Bill” impede todas as empresas de Internet e comunicação (Apple, Google, etc…) de oferecem encriptação que não possa ser acedida por elas. O objectivo é que, em situações de pedidos governamentais, estas empresas tenham maneira de acederem ao conteúdo produzido pelos utilizadores, como por exemplo mensagens.

O conteúdo digital do utilizadores terá que ser acedido pela policia ou outras agências governamentais mas sempre com um mandato do tribunal. Esta decisão irá, certamente, diminuir a privacidade dos utilizadores com o governo britânico a justificar esta nova lei com o factos de terroristas, pedófilos e criminais não poderem ter um “espaço seguro” online.

Esta é mais uma decisão que coloca em risco a privacidade dos utilizadores e é, com certeza, uma que não irá agradar à Apple.

0 comentários