Encontrado primeiro Ransomware em Macs

Esta semana fica marcada pela descoberta do primeiro Ransomware para a plataforma OS X da Apple. Este tipo de malware específico consiste na encriptação de dados de utilizadores que são apenas desbloqueados mediante o pagamento de um valor monetário.

O ransomware, denominado “Keranger” foi descoberto pela Palo Alto Networks e está a ser transmitido através da app Transmission, um cliente bit torrent para Mac. O código malicioso encontrava-se presente no próprio ficheiro DMG da app Transmission e estima-se que cerca de 7000 computadores possam ter sido afectados. Os criadores deste ransomware pedem 1 bitcoin, que actualmente corresponde a cerca de 363 euros, para que o conteúdo bloqueado possa ser outra vez acedido pelo utilizador.

A Apple não prestou qualquer comentário sobre este problema de segurança mas, ao TechCrunch, a empresa confirmou que o certificado usado por esta app foi removido para garantir que mais ninguém possa instalar.

Entretanto a empresa responsável pela app Transmission já removeu do seu site a versão que se encontra afectada e disponibilizou uma nova que poderá ser instalada por qualquer pessoa. Não se sabe como é que a versão foi infectada mas, o mais provável, é que o site da empresa tenha sido ilegalmente acedido e o ficheiro DMG tenha sido trocado.

0 comments