Em entrevista com Rui Aureliano, desenvolvedor do Sip e do KeyMe

O iClub traz hoje aos nossos leitores uma entrevista com Rui Aureliano, programador de OS X e iOS e mestre em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira. Já participou em muitos projetos e é criador de muitas aplicações que todos nós já ouvimos falar ou que simplesmente usamos no nosso dia-a-dia. Atualmente trabalha em exclusivo para uma empresa nos EUA, a OneReceipt.

O que o fez começar a desenvolver para os sistemas operativos da Apple? Quando começou?

Até a minha entrada na universidade o meu contato com computadores não foi muito, e por esse motivo, não tinha muita experiência com a plataforma Windows, em certa altura surgiu a oportunidade de criarmos um grupo Mac, aproveitando uma sala que a universidade tinha com apenas computadores Mac, essa sala não era muito utilizada, e foi assim que comecei a utilizar o Mac.

Quais as vantagens que destaca nestes dois sistemas operativos e em todo o ecossistema da Apple em relação à concorrência?

O facto de ambos serem sistemas fechados do meu ponto de vista é uma vantagem (embora para muitos, esse fator seja considerado uma desvantagem), tanto em OSX com no iOS, temos um sistema igual para todos, não existem alterações de skins e/ou de core, como acontece nos sistemas Android, e isto faz com que estes sistemas sejam mais estáveis.

Conselhos para quem vai começar agora a desenvolver para o ecossistema Apple.

Estar ciente que irá ter grandes desafios pela frente, a linguagem (Objective-C) tem uma curva de aprendizagem lenta, o mercado Apple é muito reduzido, sendo que o número de potenciais utilizadores também é menor, o fato da plataforma ser fechada, implica que as aplicações desenvolvidas também tenham restrições. Outro fator importantíssimo é conhecer a mundo Mac, e os os seus utilizadores.

Nos dias que correm é possível viver da criação de aplicações?

Sim é possível, a App Store proporciona algo que ajuda-nos muito, ou seja a partir do momento que tenhamos um aplicação pronta, e que seja aprovada, fica disponível para todos os utilizadores, a partir daí, não existem limites, existem aplicações que vendem desde 1€ por dia a aplicações que fazem milhões por dia. dependendo de factores como, qualidade, sorte, publicidade e etc.

No desenvolvimento de uma aplicação, a fase de divulgação/marketing apresenta desafios?

É uma das partes importantes no processo de desenvolvimento, na minha opinião, tão importante como a implementação do próprio projeto, se tivesse de enumerar os factores mais importantes para o sucesso de uma aplicação eu diria que são três:

Implementação – A qualidade da implementação do projecto mais cedo ou mais tarde será testada.
Design – É o primeiro fator a ser testado pelo utilizador, pode fazer com que o primeiro nem seja avaliado.
Divulgação – É de extrema importância, sem este os dois anteriores não serão avaliados.

O mercado é competitivo e quase impossível para os “pequenos”?

O mercado é competitivo sim, mas não impossível para os pequenos, eu diria, é quase impossível para os “que têm menos qualidade”, ou seja, o fato das empresas grandes terem mais probabilidades de sucesso, advém do facto de poderem contratar mais recursos qualificados.

O que acha que a nova linguagem de programação (Swift) veio mudar?

Ainda é muito cedo para avaliar o sucesso ou não desta linguagem, do meu ponto de vista a não ser que a Apple “obrigue” os programadores no futuro a usar esta linguagem, acho muito difícil que a maioria das dos programadores use esta linguagem, mas esta será uma questão que só daqui a alguns anos vamos saber.

Acredita que o HomeKit e o HealthKit possam vir a revolucionar todo o ecossistema Apple?

Não acho de modo algum que isso possa vir revolucionar todo o ecossistema Apple, acredito que será uma mais valia, mas não acho que possa fazer uma grande revolução, sinceramente acho que nem será isso que a Apple pretende, o que isto permite é que os sistemas não sejam tão fechados, e que haja partilha de alguns recursos. Um exemplo perfeito seria uma balança de peso e um pedómetro, ou seja com este kit seria possível desenvolver uma aplicação que reunisse estes dois elementos, ou seja o peso, e atividade física da mesma pessoa. Em relação a ameaça de privacidade, penso que não será comprometida, até porque este é uma das grandes vantagens da Apple tem em relação aos seus competidores.

Qual a sua opinião entre a integração que agora existe entre o Yosemite e o iOS 8? Pode abrir novas portas aos desenvolvedores?

Sim acho, o fato de cada vez mais a uniformização dos sistemas OSX e iOS ser uma realidade, ou seja no futuro podermos caminhar para um único, faz com que do ponto de vista de desenvolvimento se possa tirar partido disso, também pelo facto de ser muito provável uma pessoa ter um computador Mac e possuir outros aparelhos Apple (iPod, iPhone, iPad e etc). resumindo isto faz com que o universo seja cada vez maior.

 

Sip

Está a desenvolver a nova versão da Sip, será que nos pode contar mais um pouco?

A Sip é uma aplicação desenvolvida para um nicho do mercado (programadores e designers), neste momento temos cerca de 50 mil utilizadores, o nosso objetivo tem sido tentar expandir para outros mercados (fotógrafos), sem descaraterizar a aplicação, ou seja os fatores que levaram ao inicio da aplicação vão estar sempre presentes. Neste momento estamos a trabalhar na versão 3, e isto é o resultado de algum feedback por parte dos utilizadores e de uma avaliação nossa das lacunas da aplicação, a principal novidade será a capacidade de organizar grupos de cores (Palettes).

Para além da Sip em que outros projetos para iOS ou OS X já participou?

Eu diria que estes foram os mais importantes…

Authentic JobsAuthentic Jobs

 

If you’re looking for jobs in tech, Authentic Jobs sure beats Craigslist” – TheNextWeb

 

Fol.ioFol.io

NYC’s next startup: Folio unveils its drag and drop marketplace for digital assets” – TheNextWeb

 

OneReceiptOneReceipt 

 

Aplicação que recolhe e organiza todos os teus recibos de compras.

 

KeyMe

 

 

Soubemos que esteve na equipa de desenvolvimento do KeyMe, será que nos pode contar um pouco sobre o projeto? A ideia poderá chegar a Portugal um dia?

O KeyMe foi um projecto muito grande em que várias pessoas estiveram envolvidas, desde programadores, designers, matemáticos, etc. Em relação à minha pequena participação, foi apenas relacionada com a aplicação para iPhone, e mesmo nesta pequena parte, tínhamos algumas pessoas. A ideia é interessante, poderá ter muito sucesso se bem utilizada.
Trazer o projecto/ideia para Portugal, bem teriamos de ter o serviço, as aplicações, os quiosques, mas tudo varia de cultura para cultura, o que pode ser um sucesso nos EUA, pode ser um fracasso aqui e vice-versa.

Algum projeto em mente para o futuro?

Desde janeiro deste ano que sou trabalhador exclusivo da empresa OneReceipt (um serviço inovador de tracking de despesas), portanto entre a Sip e OneReceipt fica pouco tempo disponível para novos projectos, o que não implica que isso possa acontecer!

0 comments