Ecrã LCD numa lente de contacto

Sem dúvida que muitas pessoas sonharão com o dia em que possam colocar uma lente de contacto que sirva de ecrã, e que lhes permita ver uma imagem como as que se vêem nos filmes de ficção científica, com informações digitais sobrepostas no mundo real – e agora, cientistas conseguiram criar pequenos ecrãs LCD curvos que podem ser usados em lentes de contacto.

Mas, não fiquem já com demasiadas esperanças, pois trata-se ainda de um protótipo que precisará de anos de desenvolvimento antes de poder ser usado.

Para começar, embora seja um ecrã com tecnologia LCD, trata-se de um ecrã apenas capaz de reproduzir padrões pré-desenhados (ao estilo dos símbolos que sinalizam o “alarme” num relógio digital). Mas, mesmo que isso seja superado e se crie um ecrã de alta-resolução com pixeis de alta-definição, há ainda um enorme obstáculo por resolver: pois os nossos olhos não conseguem focar-se numa imagem que seja criada a tão pouca distância.

No entanto, este tipo de lentes poderia muito bem funcionar como “óculos de sol”, que reduzissem automaticamente a quantidade de luz que entrasse nos nossos olhos quando se tornasse excessiva (e previsivelmente, bloqueando também os raios UV) – e… imagino que eventualmente também pudessem fazer com que fosse desnecessário usar os incómodos óculos 3D nos cinemas, servindo como “shutters” que nos permitissem ver a imagem correcta – como os óculos LCD dos sistemas 3D activos (ou talvez até pudessem mudar a polarização, para serem compatíveis com os sistemas 3D com óculos passivos).

É o que tem de bom o futuro… está cheio de possibilidades! 😉

0 comments