iOS 10 vai promover Doação de Orgãos

As novidades quanto ao novo iOS não param de emergir, e esta é relacionada com a app “Saúde”. Já não é de agora que a Apple demonstra o seu interesse em apostar cada vez mais nesta área (e a prova viva disso foi através do lançamento da app “Saúde”, no iOS8, e do aparecimento de um dispositivo bastante focado nesta vertente, o Apple watch).

É certo que desde aí a empresa já lançou novas iniciativas ligadas a esta área, (como o CareKit, e o HealthKit) mas com o iOS 10, a Apple pretende expandir. Numa recente declaração feita ao “The Associated Press”, (que mais tarde ainda foi confirmada em comunicado oficial da empresa) Tim Cook anunciou que a Apple irá disponibilizar na aplicação “Saúde” a possibilidade dos utilizadores se poderem inscrever como doadores de orgãos!

É certo que tal medida (inevitavelmente) está relacionada com a doença do já falecido Steve Jobs, e a necessidade que o mesmo teve no seu período de doença em receber um transplante de fígado. Apesar do seu caso ter “corrido relativamente bem”, (porque não aguardou muito tempo por um), a verdade é que:

 “Por hora, em média, uma pessoa morre nos Estados Unidos à espera de um transplante porque a demanda dos mesmos excede muito a oferta disponível” – ” Atualmente, mais de 120 mil americanos estão nas filas de espera para receberem um transplante, e a cada 10 minutos, é adicionada a essa lista um indivíduo.” disse em declarações David Fleming, CEO da Donate Life.

Esta é então uma triste realidade que a tecnológica de Cupertino pretende travar, mas já não é a única empresa ligada à tecnologia que se associa a esta causa. Desde 2012 que os utilizadores da conhecida rede social Facebook o pode fazer.

Numa primeira fase esta medida estará apenas disponível nos EUA (o que é uma pena), mas é esperado que essa seja expandida por todo o globo o mais rápido possível. É preciso salvar a vidas destas pessoas, e é preciso pensar que, apesar desta não ser das funções mais apelativas deste iOS 10, é das mais importantes, porque a saúde não tem preço e qualquer um de nós pode vir a ter esta necessidade!

0 comentários