Display Recorder na App Store

Goste-se ou não do iOS, há alguns aspectos em que o OS mobile da Apple veio alterar a forma como as coisas eram feitas, e uma delas – que pode parecer insignificante mas que se torna verdadeiramente útil – foi a facilidade com que permite fazer capturas de ecrã. A “dor de cabeça” que era tirar screenshots do ecrã de inúmeros dispositivos tornou-se coisa do passado, à medida que mais e mais equipamentos foram adoptando combinação de teclas idênticas à do “power+home” (ou outras) para gravar uma imagem do ecrã nesse momento.

Daí que algumas pessoas (eu incluído) já terão sonhado com a possibilidade de, eventualmente, esta funcionalidade poder até gravar clips de vídeo do que se está a fazer – facilitaria imensamente criar vídeos sobre Apps ou tutoriais. E, se para quem tivesse feito jailbreak ao seu iPhone isso já era possível com a App Display Recorder da Cydia… o impensável agora aconteceu, com uma outra Display Recorder a ser aprovada pela App Store oficial da Apple!

Uma App que não tem nada a ver com a original (e até já foi alvo de queixa do developer original da App que está na Cydia) mas que se torna mais estranho por sequer ter sido aprovada: já que segundo as regras da própria Apple, não deveria ser permitido a uma App captar imagens do ecrã. Serve para mostrar que as regras da App Store mais parecem ser uma autêntica “lotaria” sem real controlo…

… Mas de qualquer forma, se olharem para aquele slide das novidades do iOS6, poderão ver que no canto superior esquerdo surge uma curiosa funcionalidade descrita como: “audio e video sampling during playback”. Algo que já me tinha passado pela cabeça poder servir para fazer algo deste tipo. Será que os “censores” da App Store já se estariam a guiar pelas regras das Apps para o iOS 6 e terão assim permitido passar uma App com esta funcionalidade? O futuro o dirá.

 

0 comments