Como impedir chamadas incómodas no iPhone

Com a introdução do iOS 6 passou a ser possível ter um maior controlo sobre as chamadas recebidas, através da funcionalidade “não incomodar”. Quando esta se encontra ativa, todas as chamadas são silenciadas (o registo de chamada continua a ser efetuado pelo iPhone).

Para utilizar esta funcionalidade basta entrar em “Definições” e ativar “Não incomodar”.

Embora útil, esta opção só por si é pouco flexível, pois trata todos os contactos (existentes ou não na lista de contactos) da mesma forma. Para obter um maior controlo sobre os contactos a silenciar aceda a “Definições” > “Notificações” > “Não incomodar”. Neste painel poderá definir um horário na qual a funcionalidade “Não incomodar” estará ativa, assim diariamente no horário definido não será incomodado.

Para permitir que algumas chamadas toquem, toque em “Permitir chamadas de”, poderá permitir chamadas de todos os contactos registados, da lista de favoritos, ou de grupos de contactos. É também possível permitir que chamadas de números persistentes toquem, ou seja se o mesmo número telefonar duas vezes num período de três minutos, o iPhone tocará.

E se pretendermos silenciar apenas um ou alguns contactos, e permitir todos os outros (incluindo os que não fazem parte da lista)? Embora o iPhone não permita nativamente silenciar contactos específicos, é no entanto possível atribuir um toque diferente a cada contacto. Deste modo, poderemos atribuir um “toque silencioso” aos contactos para os quais não desejamos o alerta.

Aqui fica então um guia passo-a-passo para Mac, sobre como criar o “toque silencioso” (se for utilizador Windows poderá utilizar um editor áudio para esta tarefa, adquirir o QuickTime Pro, ou adquirir um toque silencioso):
 
 

Criar o “toque silencioso”

1. No seu Mac, execute o QuickTime Player, que se encontra na pasta de aplicações.

2. No menu “Ficheiro”, selecione “Gravação de novo áudio”
 
nova_gravacao
 
3. Clique sobre o botão “Gravar” para iniciar a gravação. Esta gravação deverá ser feita em um local silencioso pois, em alguns computadores Apple apenas está disponível a entrada de áudio a partir do microfone integrado. A gravação deverá também ser curta, visto não ter qualquer conteúdo – 2 ou 3 segundos serão suficientes. Uma vez decorridos os poucos segundos clique novamente no mesmo botão para parar a gravação.

4. Aceda novamente ao menu “Ficheiro”, selecione “Exportar…”, e escolha um local para guardar o ficheiro.
 
exportar
 
5. Localize o ficheiro guardado e renomeie-o para silencio.m4r – quando aparecer uma mensagem a questionar se deseja alterar a extensão, selecione “Usar .m4r”.

6. Faça duplo clique sobre o ficheiro. O iTunes fará a importação de forma automática e disponibilizará o mesmo no menu “Toques” no canto superior esquerdo.

7. Ligue o seu iPhone ao computador com o cabo USB. A partir deste momento, poderá ativar e proceder à sincronização dos toques com o iPhone ou, em alternativa, arrastar manualmente o toque para o ícone do iPhone na barra lateral (caso tenha ativado a opção “Gerenciar músicas e vídeos manualmente”).

(Os nomes dos menus poderão ser ligeiramente diferentes, dependendo da versão do sistema operativo que estiver a utilizar).

0 comments