Design do MacBook Air patenteado pela Apple


O mercado dos ultraportáteis está repleto de produtos da Asus, Samsung, HP, etc., mas o primeiro ultraportátil de sucesso foi o MacBook Air. Quando foi apresentado, em 2008, demarcou-se da concorrência com o seu design inovador e compacto em forma de cunha e ausência de unidade ótica. O sucesso do Macbook Air levou a concorrência a apresentar também os seus produtos para competir com a Apple. No entanto, a maioria dos computadores apresentados pelas principais marcas foram acusados de apresentarem uma aparência bastante familiar à do MacBook Air.

Quando Stacy Wolff, executiva de design na HP, foi questionada sobre as semelhanças entre o MacBook Air e o HP ENVY Spectre, ela respondeu “a Apple pode pensar que é dona da cor prateada mas não é…” e que “…existem alturas em que a forma em cunha é a solução certa, prateado é a solução certa”.

Para proteger a sua propriedade intelectual a Apple tentou patentear o design do MacBook Air e essa patente foi concedida no passado mês de Junho. Isto implica que, durante os próximos 14 anos, nos Estados Unidos, é proibido que outras marcas fabriquem computadores semelhantes ao MacBook Air. A Apple espera pôr assim um travão às similaridades que existem no segmento e assim valorizar o seu produto.

0 comments